GRAMSCI E SUAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

Resumo

Esse trabalho tem por escopo analisar e refletir sobre a cultura, educação e escola por meio de estudos realizados por Antonio Gramsci. Para essa discussão, delimitou e adotou-se o capítulo “A organização da cultura”, presente na obra “Os intelectuais e a organização da cultura”, cuja publicação data de 1991, traduzida por Carlos Nelson Coutinho. O tipo de pesquisa adotado foi o bibliográfico, com abordagem qualitativa. Deste modo, foi escolhida umas das obras desse autor, pois acredita-se que esta poderá contribuir com uma significativa discussão no que diz respeito ao campo educacional. Portanto, a partir das análises e reflexões feitas, entende-se que as escritas de Gramsci são extremamente relevantes, na medida em que apresenta uma concepção de organização da escola, da cultura e de um pensamento relacionado com a educação, em que ele não acreditava em uma escola que estivesse a “serviço” do mercado capitalista e que fosse passiva, acrítica, descontextualizada e fragmentada do real, despolitizada e com predominância da racionalidade técnica sob a formação humana, como é concebida e materializada, pelo neoliberalismo no século XXI, mas sim na força transformadora da escola, idealizada como unitária. 

Biografia do Autor

Ana Paula Moreira de SOUSA, PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2009). Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pelas Faculdades Magsul (2018). Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2013). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2019). Foi aluna especial do Doutorado em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, na disciplina Educação, Identidade e Diversidade (2018/1º sem). Participa dos Grupos de Estudos e Pesquisas: GEPRAFE (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações Etnicorraciais, Formação de Professores e Educação) e GEPGE (Grupo de Estudo e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação), ambos da Universidade Federal da Grande Dourados. É docente na Educação Básica em Dourados - MS e Faculdades Magsul, nos Cursos de Graduação em Educação Física e Pedagogia em Ponta Porã - MS. É Professora Supervisora do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) em Dourados, através do subprojeto em Educação Física (ago/2018 a jan/2020) pela Universidade Federal da Grande Dourados. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Educação Física escolar, Educação Especial, Prática Pedagógica, Saúde e Políticas Públicas Educacionais.

Mariclei PRZYLEPA, PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Doutoranda em Educação (PPGEdu/UFGD). Professora da Rede Municipal de Ensino de Dourados/MS.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

SOUSA, A. P. M. de, & PRZYLEPA, M. (2019). GRAMSCI E SUAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 745–754. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5697