GRAMSCI E SUAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Resumo
Esse trabalho tem por escopo analisar e refletir sobre a cultura, educação e escola por meio de estudos realizados por Antonio Gramsci. Para essa discussão, delimitou e adotou-se o capítulo “A organização da cultura”, presente na obra “Os intelectuais e a organização da cultura”, cuja publicação data de 1991, traduzida por Carlos Nelson Coutinho. O tipo de pesquisa adotado foi o bibliográfico, com abordagem qualitativa. Deste modo, foi escolhida umas das obras desse autor, pois acredita-se que esta poderá contribuir com uma significativa discussão no que diz respeito ao campo educacional. Portanto, a partir das análises e reflexões feitas, entende-se que as escritas de Gramsci são extremamente relevantes, na medida em que apresenta uma concepção de organização da escola, da cultura e de um pensamento relacionado com a educação, em que ele não acreditava em uma escola que estivesse a “serviço” do mercado capitalista e que fosse passiva, acrítica, descontextualizada e fragmentada do real, despolitizada e com predominância da racionalidade técnica sob a formação humana, como é concebida e materializada, pelo neoliberalismo no século XXI, mas sim na força transformadora da escola, idealizada como unitária.