PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ALÉM DA SALA DE AULA: DIA DO BRINCAR NO ABRIGO SÃO FÉLIX DE PONTA PORÃ - MS

Autores

  • Marcia Eto Ifa TATSUMI UFMS Campus de Ponta Porã
  • Shirley da Silva MATIAS Centro Universitário da Grande Dourados

Resumo


 

Marcia Eto Ifa TATSUMI(UFMS/CPPP)1

 

Shirley da Silva MATIAS (UFMS/CPPP)2

 

Eixo 8 – Relato de Experiência

 

1 Acadêmica do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS/CPPP - marisolifa@gmail.com

 

2 Docente do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPPP – shirleymatias@gmail.com



RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar alguns aspectos da concepção das casas de abrigo das instituições de assistência à criança e aos adolescentes em situação de vulnerabilidade. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prioriza que na medida provisória seja acolhido nas casas de abrigo tendo todo auxílio no processo de reintegração na sociedade e fornecendo todo subsídios e melhoria a cada indivíduo. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica, sobre a perspectiva teórica de Piaget (1971) o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Gressler (2003) e Muller (2008) que poderão contribuir com os conhecimentos contextualizados fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto utilizando a pesquisa de campo promoveu-se atividades aos adolescentes do abrigo São Félix na cidade de Ponta Porã – MS, com dois adolescentes presentes considerando a realidade e pensado nessa forma uma socialização com os acadêmicos do curso de pedagogia da UFMS/CPPP (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Ponta Porã) através de situações problemas que buscaram solucionar em grupo. Através das atividades de artes teve como o objetivo de analisar as atividades desenvolvidas para os adolescentes, despertou-se o interesse de ambas a parte em relação de interação, socialização e cultural resultando num relato de experiência. Dessa forma através das atividades produzidas podemos concluir o desenvolvimento social e afetivo e o raciocínio lógico na interação entre os sujeitos.

 

Palavras chave:Abrigo. Adolescentes. Interação. Ponta Porã

 

Biografia do Autor

Marcia Eto Ifa TATSUMI, UFMS Campus de Ponta Porã

Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Ponta Porã.

Shirley da Silva MATIAS, Centro Universitário da Grande Dourados

Mestre em Geografia, atua na educação básica, graduação e pós-graduação ead.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

TATSUMI, M. E. I., & MATIAS, S. da S. (2019). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ALÉM DA SALA DE AULA: DIA DO BRINCAR NO ABRIGO SÃO FÉLIX DE PONTA PORÃ - MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 1102–1108. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5742