PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Thalita Pereira da SILVA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPTL https://orcid.org/0000-0002-5849-6067
  • Silvana Alves da Silva BISPO Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPTL

Resumo

O objetivo deste relato é compartilhar as experiências vivenciadas durante o Programa Residência Pedagógica, programa que tem a pretensão de reconfigurar o estágio supervisionado, induzindo o aperfeiçoamento da formação docente e contribuindo para uma reflexão crítica acerca das práticas realizadas na formação inicial. Para este trabalho, o recorte se dá nas práticas vivenciadas por acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS/CPTL, em um Centro de Educação Infantil (CEI) do município de Três Lagoas – MS, com enfoque central na docência que se concretizou mediante desenvolvimento de projeto natalino. Neste trabalho, optamos por apresentar um relato do projeto de intervenção que se desenvolveu em uma turma de Grupo 4 composta por vinte alunos com idade entre 3 e 4 anos, durante o mês de novembro de 2018. O projeto desenvolvido foi “O Natal pelo Mundo” e o desafio foi atender ao currículo prescrito e, ao mesmo tempo, atender as necessidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, principalmente no que diz respeito à Diversidade Cultural. A base legal do Programa em pauta (BRASIL, 2019), as Diretrizes de Formação Docente (2015), Freire (2011) e outros contribuíram com a fundamentação teórica do trabalho. Na metodologia, os dados foram coletados durante as observações participantes e descrevem as práticas vivenciadas e os momentos em que se sucederam o período de docência. Como resultados infere-se que o Programa tem contribuído com a formação inicial e tematização da prática. Tais práticas contribuem para uma maior aproximação da realidade escolar em seus diferentes níveis, além da docência, que permite ao acadêmico, planejar, elaborar e aplicar sequências didáticas, contribuindo para uma formação completa e uma experiência enriquecedora e gratificante, em que os mesmos puderam estar em contato com a Educação Infantil e vivenciar as práticas pedagógicas que envolvem o trabalho docente.

Biografia do Autor

Thalita Pereira da SILVA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPTL

Graduanda do 8º semestre do curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPTL. Bolsista do Programa Residência Pedagógica e PIVIC - Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária.

 

Silvana Alves da Silva BISPO, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPTL

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) e doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, alfabetização, formação docente, alfabetização, diversidade étnico-racial. Faz parte dos grupos de estudos e pesquisas: O discurso pedagógico de Paulo Freire: confluências; Teoria Histórico Cultural e suas implicações para o ensino (UFMS/CPTL); grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade da UFMS/Três Lagoas; Grupo de Estudos e Pequisas em Linguagem, Educação e Infância/Teoria Histórico Cultural.

 

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

SILVA, T. P. da, & BISPO, S. A. da S. (2019). PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 1084–1185. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5794