A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA FRONTEIRA
Resumo
Nosso objetivo é refletir acerca da formação de professores em regiões fronteiriças, especificamente Pedro Juan Caballero (PY) e Ponta Porã (MS), com base na prática pedagógica proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Nesse contexto, as escolas brasileiras atendem o público brasileiro e paraguaio, mas não podem atender em todos os aspectos por falta de uma formação de professores voltada ao multiculturalismo e o trilinguismo (guarani, espanhol e português). De acordo com Pereira (2014), os diálogos com as diferenças nas escolas em área de fronteira não são tão harmoniosos porque há diversos fatores envolvidos, dentre os principais está a língua, a cultura e o preconceito. Diante dessa especificidade, o PIBID contribui para a formação docente permitindo que as práticas pedagógicas sejam desenvolvidas dentro da sala de aula constatando as necessidades específicas de cada criança, seja ela de nacionalidade brasileira ou paraguaia, respeitando as suas diversidades. Pimenta e Lima (2019), afirmam que o PIBID auxilia no aprimoramento da formação de professores e favorece para que os acadêmicos se introduzam na cultura escolar por meio da reflexão dos saberes e particularidades da prática docente. A proposição de inclusão com a escola é positiva, pois tem o intuito de introduzir o discente na aliança entre a teoria e a prática auxiliando que se vá mais além do que a observação (PIMENTA e LIMA, 2019). O Programa é uma oportunidade de entrar dentro de uma sala e conhecer, vivenciar o real, ajudando no aperfeiçoamento e na formação do futuro professor. Levando em consideração todos esses aspectos, o PIBID proporciona uma prática enriquecedora no processo de formação docente.
PALAVRA-CHAVE: Formação de Professores. PIBID. Ponta Porã. Pedro Juan Caballero.