FORMAÇÃO CONTINUADA: AS POSSIBILIDADES E AS INSERÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Resumo
Este artigo aponta dados sobre os processos de formações continuadas na docência. Trata-se de uma temática relevante para o processo de capacitação do profissional da educação. Sendo assim, os objetivos deste trabalho são socializar informações acerca da formação continuada sendo esta uma importante ferramenta onde os professores podem reavaliarem as suas práticas enquanto docentes, dentro de um ambiente que possibilite a troca de diferentes saberes, de repensar e refazer sua prática, reorganizando suas competências e produzindo novos conhecimentos. Deste modo, o presente estudo foi realizado por meio da revisão bibliográfica, dialogando com base nos referenciais teóricos da história da educação, bem como, de outros teóricos que pesquisam a vertente da formação continuada, como: Osório (2003), Vasconcelos (2003), Lima (2010), Cortella (2014). As análises dos resultados apontaram que os educadores que buscam maior engajamento e comprometimento profissional nas formações continuadas, ou seja, maiores subsídios para melhorar as suas práticas pedagógicas cotidianas, estão mais aptos para realizar a sua profissão e, dessa forma exercer com excelência trabalho docente, pois diante das leituras foi possível perceber que é necessário ao profissional da educação que se mantenha atualizado e motivado para desempenhar a sua performance em sala de aula. Concluiu-se que o ensino/aprendizado precisa estar alicerçado nos aportes teóricos, mas também na troca de experiência com os pares na educação e, deste modo, a formação continuada deve ser encarada como um momento de novos saberes para os educadores, uma vez que contribui para a evolução constante no seu fazer diário, permeando e favorecendo a criação de novos ambientes de aprendizagem e promovendo um novo significado às práticas pedagógicas.
PALAVRAS CHAVE: Docência. Educação. Formação continuada. Professor.