CONTRIBUIÇÕES DO JOGO PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA COM A CRIANÇA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Care Cristiane HAMMES SEMED DOURADOS
  • Neidi Liziane Copetti da SILVA Semed - Porto Murtinho
  • Ellen Carolina OTT Instituto Federal do Paraná

Resumo

Este artigo realizou o estado do conhecimento sobre as possíveis contribuições do jogo para a aprendizagem de Matemática com a criança. A abordagem metodológica utilizada é de caráter bibliográfico e envolveu o levantamento teses e dissertações da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD. As consultas foram realizadas nos meses de setembro e outubro de 2018 para o período de 1993-2013, tendo como filtro o país de publicação (Brasil) e o idioma (português). A utilização do jogo para a aprendizagem matemática e suas contribuições para crianças dos anos iniciais foi encontrada nas pesquisas de Azevedo (1993), Grando (1995), Gonçalves (1999), Grando (2000), Pauleto (2001), Camargo (2002), Von Zuben (2003), Costa (2004), Ortiz (2005), Fittipaldi (2007), Freitas (2008), Roberto (2009), Ananias (2010), Bonfim e Esteves (2012) e Elorza (2013). Na leitura das teses e dissertações, foi analisado o caminho realizado e os resultados referentes a utilização de jogos para aprender Matemática. As pesquisas mostram que os jogos propiciam ao estudante maior disposição para pensar, refletir, analisar, hipotetizar, realizar avaliações, ser autônomo, trabalhar com regras, aprender de maneira lúdica e socializar com os colegas. Permite, também, a diversidade de pensamento, a melhoria nas habilidades cognitivas e de busca por respostas. Parte dos trabalhos sugerem mais oficinas pedagógicas que expliquem metodologias de uso dos jogos, desde seu objetivo até a aplicação, análise e avaliação.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

HAMMES, C. C., SILVA, N. L. C. da, & OTT, E. C. (2019). CONTRIBUIÇÕES DO JOGO PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA COM A CRIANÇA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 605–619. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5712