O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO: MAPEAMENTO E ANÁLISE DE TRABALHOS ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES AO PROFESSOR DA ESCOLA.

Autores

  • Willian dos Santos BONFIM Programa de Pós-Graduação da UEMS.
  • Andréia Nunes MILITÃO Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMS.

Resumo

No presente trabalho apresentar-se-á o levantamento bibliométrico acentuado na perspectiva de “mapear e apresentar as produções sobre a temática do estágio curricular supervisionado obrigatório” de cursos de licenciatura de todo o país. A temática faz-se acentuadamente discutida no campo da formação de professores nas últimas décadas, abarcando trabalhos como os de Lima (2008), Pimenta (2004), Contreras (2002), Antunes & Plaszewski (2018), Passalacqua (2017), Rossi e Hunger (2012), Honório et. al (2017), dentre outros. No entanto, oportuniza-se no mapeamento o olhar para as contribuições das práticas do ECSO para o professor da escola de educação básica. As bases e fontes levantadas foram: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP), Periódico Capes, plataforma Scientific Electronic Library Online (SCIELO e SCIELO BR), Rede de Revistas Científicas da América Latina e do Caribe (REDALYC), Banco de Teses e Dissertações Brasileiras (BDTD), Repositório Institucional de trabalhos acadêmicos da Universidade Estadual Paulista (UNESP), portal Google Acadêmico, e demais revistas. O levantamento elencou 34 trabalhos pautados na essencialidade do estágio curricular supervisionado com foco para o professor da escola. A literatura atual, ao apresentar trabalhos como o de Benites (2012), Araújo (2014) e Telles et. al (2015), possibilitam problematizar os processos formativos possibilitados ao espaço-tempo do estágio curricular supervisionado obrigatório quando inserem observações importantes sobre o professor da escola. Logo, o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) promovido pelos cursos de licenciatura, devem apresentar condições para a compreensão da práxis, no sentido de permitir ao futuro professor e ao próprio docente em exercício na escola de educação básica, questionar-se e refletir a identidade profissional, a aprendizagem “da e na” profissão, e o papel da escola em processos formativos da docência.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

BONFIM, W. dos S., & MILITÃO, A. N. (2019). O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO: MAPEAMENTO E ANÁLISE DE TRABALHOS ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES AO PROFESSOR DA ESCOLA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 13–28. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5633

Edição

Seção

Eixo 2. Formação Inicial de Professores

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>