O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Cleusa Francisca de SOUZA Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) https://orcid.org/0000-0003-3047-2159
  • Maria Alice de Miranda ARANDA Orientadora. Doutora em Educação. Docente da Graduação e Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/FAED/ UFGD). E-mail: mariaalicearanda@gmail.com http://orcid.org/0000-0003-2561-7579

Resumo

RESUMO

O presente artigo, de caráter bibliográfico, tem como objetivo analisar o papel do coordenador pedagógico na gestão da formação continuada de professores, com vistas a destacar desafios e possibilidades. É parte de pesquisa maior em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD, nível de Mestrado, cujo título da pesquisa é “Formação continuada de professores do Ensino Fundamental nas Redes Estadual e Municipal da cidade de Dourados MS: o papel do coordenador pedagógico”. Os dados bibliográficos foram levantados no Banco de Dados da Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Red de Repositórios de Acesso Aberto a La Ciência (LA Referencia). Foram definidos como critérios de inclusão: artigos e dissertações publicados entre os anos de 2010 a 2019, pois os levantamentos iniciais realizados identificaram que no período anterior há uma escassez de produções cientificas que descrevam com maior detalhamento a função do coordenador pedagógico e sua relação com a formação continuada de professores. Dessa maneira optou-se por este período por acreditar na expansão de produções em relação ao tema pesquisado; outro critério diz respeito aos descritores, foram incluídos neste estudo artigos e dissertações decorrentes da busca efetivada quanto aos termos: coordenador pedagógico, papel do coordenador, formação continuada de professores, ensino fundamental, contexto escolar. Em suma, foi possível constatar que o processo desencadeado com vistas a levantar bibliograficamente o papel do coordenador pedagógico na gestão da formação continuada de professores, destacando alguns desafios e possibilidades, foi imprescindível para apropriação de conhecimentos sobre o tema, etapa essencial para posterior análise dos manuscritos científicos, iniciando um desvelamento daquilo que já vou explorado, e ainda o quanto devemos ainda investigar. 

Biografia do Autor

Cleusa Francisca de SOUZA, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/FAED/ UFGD). E-mail: cleusafran@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

SOUZA, C. F. de, & ARANDA, M. A. de M. (2019). O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 269–279. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5775

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)