O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Resumo
RESUMO
O presente artigo, de caráter bibliográfico, tem como objetivo analisar o papel do coordenador pedagógico na gestão da formação continuada de professores, com vistas a destacar desafios e possibilidades. É parte de pesquisa maior em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD, nível de Mestrado, cujo título da pesquisa é “Formação continuada de professores do Ensino Fundamental nas Redes Estadual e Municipal da cidade de Dourados MS: o papel do coordenador pedagógico”. Os dados bibliográficos foram levantados no Banco de Dados da Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Red de Repositórios de Acesso Aberto a La Ciência (LA Referencia). Foram definidos como critérios de inclusão: artigos e dissertações publicados entre os anos de 2010 a 2019, pois os levantamentos iniciais realizados identificaram que no período anterior há uma escassez de produções cientificas que descrevam com maior detalhamento a função do coordenador pedagógico e sua relação com a formação continuada de professores. Dessa maneira optou-se por este período por acreditar na expansão de produções em relação ao tema pesquisado; outro critério diz respeito aos descritores, foram incluídos neste estudo artigos e dissertações decorrentes da busca efetivada quanto aos termos: coordenador pedagógico, papel do coordenador, formação continuada de professores, ensino fundamental, contexto escolar. Em suma, foi possível constatar que o processo desencadeado com vistas a levantar bibliograficamente o papel do coordenador pedagógico na gestão da formação continuada de professores, destacando alguns desafios e possibilidades, foi imprescindível para apropriação de conhecimentos sobre o tema, etapa essencial para posterior análise dos manuscritos científicos, iniciando um desvelamento daquilo que já vou explorado, e ainda o quanto devemos ainda investigar.