O PAPEL DA HISTÓRIA E FILOSOFIA NA ABORDAGEM DO CONCEITO DE VIDA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Regiani Magalhães YAMAZAKI Universidade Federal da Grande Dourados
  • Elizangela Leite VARGAS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Existem várias correntes filosóficas que buscam explicar o conceito de “vida”. Entre essas correntes encontramos as: fisicalistas, vitalistas, organicistas, e outras correntes contemporâneas como autopoiese (MATURANA; VARELA, 1007) e a complexidade (MORIN,2002). Compreendemos que é importante que os acadêmicos de Ciências e Ciências Biológicas tenham uma formação que leve em consideração uma discussão complexa sobre o conceito de vida. Atualmente, as licenciaturas têm abordado o tema de maneira dogmática. Diante desse problema, o objetivo dessa pesquisa foi realizar um levantamento de como os acadêmicos do curso Ciências da Natureza da Licenciatura Intercultural Indígena explicam o que é vida. 

Biografia do Autor

Regiani Magalhães YAMAZAKI, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. Mestre em Ensino de Ciências pela UFMS e licenciada em Biologia pela UEMS. Atualmente sou orientadora de mestrado - Educação e Territorialidade da UFGD.

Elizangela Leite VARGAS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Agronomia, mestre em Entomologia. Professora e pesquisadora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

YAMAZAKI, R. M., & VARGAS, E. L. (2019). O PAPEL DA HISTÓRIA E FILOSOFIA NA ABORDAGEM DO CONCEITO DE VIDA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 101–102. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5799

Edição

Seção

Eixo 2. Formação Inicial de Professores