O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA PARA ALÉM DA LEI 10.639/03: A CONTRIBUIÇÃO DA GASTRONOMIA NA ESCOLA COMO UMA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Autores

  • Ana Carolina Pereira de SOUZA Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente artigo visa apresentar o ensino da cultura afro-brasileira, para alémda lei 10.639/03 (lei que obriga o ensino da cultura afro no calendário escolar, no dia 20 de novembro), com a contribuição da gastronomia afro-brasileira, como uma forma outra de produzir conhecimento no âmbito escolar. Temos como aporte teórico Zubaran e Silva (2012), Gomes (2013), Cascudo (1988), entre outros. O objetivo desta pesquisa é que o ensino da cultura afro-brasileira produza um conhecimento através da sua gastronomia. Essa cultura que é posta pelo homem “branco”, é reproduzida na escola somente em um dia do ano, sendo muitas vezes representada pelo racismo, escravidão e pobreza. Temos alguns alimentos e receitas consumidas no Brasil que são de origem africana, como banana, óleo de dendê, pimenta, mandioca, feijão entre outros. A gastronomia sendo desenvolvida no meioescolar produz conhecimento com asdisciplinas nas áreas de Língua Portuguesa, com as leituras, gêneros textuais; em História, com a história dos alimentos trazidos da África e dos povos que vieram para o Brasil; Matemática, com as unidades de medidas, peso, tempo do preparo dos alimentos, entre outros. Assim o educador desenvolve práticas através da cultura afro-brasileira, que podem ser trabalhadas em sala de aula durante o ano todo através gastronomia, como uma forma de produzir conhecimentosalém da lei 10.639/03.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

SOUZA, A. C. P. de. (2019). O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA PARA ALÉM DA LEI 10.639/03: A CONTRIBUIÇÃO DA GASTRONOMIA NA ESCOLA COMO UMA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 564–573. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5690