APONTAMENTOS SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Raquel Pereira da SILVA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Andréia Nunes MILITÃO

Resumo

O presente trabalho está vinculado ao projeto de pesquisa intitulado “A Política Nacional de Formação de Professores: o lugar do Estágio Curricular Supervisionado”, desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Educacionais e Formação Docente (GEPPEF) que busca identificar e analisar os programas e políticas docentes no cenário contemporâneo. O projeto em tela elege a implementação do Programa Residência pelas universidades situadas no Estado de Mato Grosso do Sul, localizado na Região Centro-Oeste do país. A partir de dados disponibilizados no repositório da CAPES mapeamos a quantidade de universidades que aderiram ao Programa na Região Centro-Oeste. Tivemos como fonte da informação o Edital CAPES 06/2018 - Programa de Residência Pedagógica Resultado Final da Primeira e Segunda Etapas de Seleção, publicado no D.O.U em 29/05/2018. Verificamos que na Região Centro-Oeste foram habilitadas 24 instituições, sendo sete no Distrito Federal; sete no estado de Goiás; cinco no estado de Mato Grosso do Sul e cinco instituições no estado de Mato Grosso. Elegemos para o presente texto, o Projeto de Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) localizadas no estado de Mato Grosso do Sul.

Biografia do Autor

Raquel Pereira da SILVA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Licencianda em Pedagogia. Bolsista PIBIC-AAF/CNPq.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

SILVA, R. P. da, & MILITÃO, A. N. (2019). APONTAMENTOS SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 2–12. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5862

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