LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UFMS: LIMITES, DESAFIOS E RESISTÊNCIA

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Resumo

O presente trabalho visa analisar a implantação, o percurso e os desafios da trajetória do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Leducampo - da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na cidade de Campo Grande/MS. A investigação desenvolve-se à luz do materialismo histórico, com ênfase na dialética, a partir dos pressupostos teóricos metodológicos da teoria histórico-cultural. Para alcançar os objetivos da pesquisa, dois momentos fazem-se necessários: o primeiro expõe apontamentos históricos sobre a Educação do Campo no cenário brasileiro; o segundo traz o contexto da criação do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Leducampo - na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul por meio da análise do Projeto Pedagógico do Curso. A análise feita no Projeto Pedagógico de Curso trouxe contextos que contribuirão para qualificar educandos do campo numa visão crítica e emancipadora. Considera-se que, a luta da Educação do Campo e, assim, da Leducampo, oportunizou a ampliação da oferta de formação de educadores no estado, pela democratização da terra e do conhecimento, colocando os sujeitos do campo como protagonistas de direitos. Por fim considera-se que ainda existem, apesar dos avanços e das conquistas, muitos estereótipos sobre a educação proposta nas políticas públicas para os sujeitos do campo.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

BRASIL, K. C., & PIATTI, C. B. (2019). LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UFMS: LIMITES, DESAFIOS E RESISTÊNCIA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 755–769. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5679