GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: UM CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Autores

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido no período de julho de 2016 e até o presente momento, ou seja, desde que assumi a direção da Escola Estadual Marechal Rondon em Mundo Novo/MS. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência como gestora de uma escola pública estadual, partindo da ideia de gestão democrática e participativa. Em julho de 2016, quando assumi a direção da escola, a mesma apresentava alguns problemas de relacionamentos interpessoais com funcionários administrativos e professores. A escola não dispunha de muitas ferramentas de trabalho, como computadores, impressoras, materiais de cozinha, multimídias, entre outros. Desde o inicio da gestão pautamos pelo diálogo e reuniões de segmentos, ouvindo, registrando para tomadas de decisões plausíveis. Delegamos responsabilidades, tais como: um funcionário administrativo para controlar produtos de limpeza, outro para registrar pedidos de merenda e outros para organizar vida funcional de alunos e funcionários. Além de trabalhar diretamente com os professores a parte pedagógica, orientando coordenador e acompanhando a progressão das turmas. Em 2017 e 2018, foram realizados projetos de reforço escolar, com voluntários que acompanhavam os alunos com maiores dificuldades. Vários professores desenvolveram projetos científicos, alguns apresentaram em feiras e eventos de educação. Em consequência a este modelo de gestão, a nota do Ideb cresceu proporcionalmente as mudanças realizadas. Em 2019, temos trabalho com esta dinâmica apresentada, porém voltada para o pedagógico, centrada nas avaliações externas e protagonismo juvenil.

Biografia do Autor

Júnias Belmont ALVES, Escola Estadual Marechal Rondon

Professora na rede estadual de MS

Orientadora Educacional na rede municipal.(cedida)

Diretora da escola Estadual marechal Rondon

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

ALVES, J. B. (2019). GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: UM CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 984–992. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5626