NUANCES DE UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE TEATRO- EDUCAÇÃO E A TENCIONALIDADE PEDAGÓGICA VOLTADA AO PÚBLICO INFANTIL

Autores

  • Ruth Ajala GUERRA Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal https://orcid.org/0000-0002-5320-7529
  • Leandro Costa VIEIRA Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- Campus do Pantanal

Resumo

O teatro como linguagem artística milenar busca compreender como
esta vem sendo trabalhada no contexto escolar. Investigar a formação dos
professores contudo em suas práticas em sala de aula. Busca-se investigar a
abordagem do teatro na escola, porque penso que se usado como ação
pedagógica com qualidade, trará benefícios para o aluno e para o professor
pois que é também essencial desse processo de ensino e aprendizado, além
de poder transformar pessoas com o poder do jogo, teatro, dramatização, enfim
em tudo que envolve essa Arte. Os jogos trabalhados em salas de aulas
geralmente são de caráter recreativo não há uma intencionalidade mesmo que
trabalhado na escola, e o que percebe que o jogo é uma imitação da vida. A
pesquisa explicativa responderá meus objetivos porque quero identificar os
fatores que determinam as ações pedagógicas dos docentes. O procedimento
para a coleta de dados será a pesquisa bibliográfica e de campo que será
através de análise de dados tidos em artigos além de partir de produções já
feitas em relação ao tema proposto. Para a coleta de dados será feito através
de observações em sala de aula e entrevistas semiestruturadas. Como
finalização desta pesquisa tensiona-se que os resultados se articulam a um
processo de valorização da arte, do teatro e dos jogos num processo de
desenvolvimento complexo e amplo da criança e o potencial processo
pedagógico do docente, com qualidade e com proposta pedagógica.

Palavras-chave: Teatro. Arte-educação. Desenvolvimento da criança.
Intencionalidade pedagógica.

Biografia do Autor

Ruth Ajala GUERRA, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- Campus do Pantanal

Leandro Costa VIEIRA, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- Campus do Pantanal

Docente do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul no Campus do Pantanal

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

GUERRA, R. A., & VIEIRA, L. C. (2019). NUANCES DE UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE TEATRO- EDUCAÇÃO E A TENCIONALIDADE PEDAGÓGICA VOLTADA AO PÚBLICO INFANTIL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), p.116. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5779

Edição

Seção

Eixo 2. Formação Inicial de Professores

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)