DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INCIAIS E AS PRÁTICAS PSICOPEDAGÓGICAS

Autores

  • Thais Rodrigues MACHADO Universidade Paulista (UNIP)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo propor reflexões sobre a dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita nos anos iniciais do ensino fundamental e como as práticas psicopedagógicas podem auxiliar para amenizar essas dificuldades. Durante a prática educativa é comum vermos professores relatarem as dificuldades de aprendizagem dos alunos e muitas das vezes eles não sabem o que fazer para detectar os motivos dessa dificuldade e sanar essa problemática. Inúmeros estudiosos contribuem a esse respeito na tentativa de não somente compreender, mas também contribuir para diminuir essa problemática no meio educacional. Sabemos que a escola não é o único lugar de aprendizagem, mas sabemos que é no ambiente escolar que muitas das dificuldades das crianças aparecem. Desta forma cabe aos profissionais da educação estarem em constante observação, atentos à construção de conhecimento dos seus educandos. Para tais fins iremos recorrer a estudiosos no assunto como Bossa (2000), Cagliari (1997), Franco (2012), Glat e Blanco (2009), Tavares (2013) entre outros. Pretendemos dialogar com diversos teóricos sobre a temática, no sentido de contribuir para processo de ensino aprendizagem dos alunos. Para alcançar os devidos objetivos optamos por realizar uma pesquisa bibliográfica qualitativa, onde serão pesquisados conteúdos de autores que publicaram trabalhos sobre o tema.

 

Palavras-Chave: Aprendizagem 1. Dificuldades na Aprendizagem 2. Anos Iniciais, Leitura 3. Escrita 4. Práticas Psicopedagógicas 5.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

MACHADO, T. R. (2019). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INCIAIS E AS PRÁTICAS PSICOPEDAGÓGICAS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 295–307. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5753