Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA
Início
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Portal de Anais UEMS
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 1 Núm. 01 (2017): Anais do Seminário Formação Docente: Intersecção entre Universidade e Escola
Vol. 1 Núm. 01 (2017): Anais do Seminário Formação Docente: Intersecção entre Universidade e Escola
Publicado:
2017-11-20
Eixo 1. Políticas Docentes
AS POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS
Taynara Tavares do NASCIMENTO
p. 01
PDF (Português (Brasil))
A POLÍTICA EDUCACIONAL APÓS 1990 E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA SALOMÉ DE MELO ROCHA
Cláudia de Cillo Mazucato NERI
p. 02
PDF (Português (Brasil))
ANÁLISE DAS AVALIAÇÕES NACIONAL EM LARGA ESCALA REALIZADA NO BRASIL NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO PERIODO DE 2007- 2016
Maria Joana Durbem MARECO, Valter GUEDES
p. 03-19
PDF (Português (Brasil))
ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO E CONTENÇÃO DO BULLYING NAS ESCOLAS: AS PROPOSTAS GOVERNAMENTAIS NA REGIÃO NORDESTE
Maria Cecília Wacheleski MATTER, Loriane TROMBINI
p. 20-39
PDF (Português (Brasil))
Motivações para o retorno aos estudos de mulheres idosas na Educação de Jovens e Adultos no município de Dourados-MS
Isabela Freitas MELO, Andreia Nunes MILITÃO
p. 40
PDF (Português (Brasil))
ESTRATÉGIAS ANTIBULLYING NAS ESCOLAS: AS PROPOSTAS GOVERNAMENTAIS NA REGIÃO CENTRO-OESTE
Mayara de Lima MENDES, Loriane TROMBINI
p. 41-57
PDF (Português (Brasil))
REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICA E PRÁTICA
Renata Portela RINALDI
p. 58-72
PDF (Português (Brasil))
AS PROPOSTAS GOVERNAMENTAIS ANTIBULLYING DA REGIÃO NORTE DO PAÍS
Loriane TROMBINI, Dhuly Fabiula MOURA
p. 73-87
PDF (Português (Brasil))
A AMPLIAÇÃO DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS À IMPLEMENTAÇÃO DA EMENDA CONSTITUCIONAL N. 59 NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITAPORÃ-MS
Adriana VALADÃO, Nayanne do Nascimento SILVA
p. 88-104
PDF (Português (Brasil))
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA OFERTA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Elis Regina dos Santos VIEGAS
p. 105-120
PDF (Português (Brasil))
Eixo 2. Formação Inicial de Professores
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
Ana Carla de AMORIM, Gisela de Moura Bluma MARQUES
p. 121-129
PDF (Português (Brasil))
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFGD: O PROCESSO FORMATIVO DE FUTUROS PROFESSORES DO CAMPO NO MATO GROSSO DO SUL
Edir Neves BARBOZA, Renata Portela RINALDI
0. 130-144
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO FRONTEIRIÇO DE PONTA PORÃ/MS
Mara Lucinéia Marques Correa BUENO
p. 145-158
PDF (Português (Brasil))
APONTAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: UM HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DOS LICENCIADOS EM QUÍMICA
Gabriel Ribeiro CALDAS, Milene Dias AMORIM
p. 159-171
PDF (Português (Brasil))
ÉTICA E MORAL: FORMAÇÃO DO SENSO CRÍTICO EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Jessica Aparecida CANDEA, Rener de Melo HELENA, Luciana Leonetti CORREIA
p. 172
PDF (Português (Brasil))
O ENSINO DA ÁLGEBRA LINEAR NO ENSINO SUPERIOR: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES
Andressa Silva CAVALCANTE, Tiago Dziekaniak FIGUEIREDO
p. 173
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO INICIAL PARA ALÉM DA SALA DE AULA: GRUPOS COLABORATIVOS E APRENDIZAGENS FORMATIVAS DE GRADUANDAS DA PEDAGOGIA
Fernanda de Mello CARDOSO, Adriane Pereira da SILVA, Carolini Rodrigues Groto SOUZA
p. 174-191
PDF (Português (Brasil))
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM NOVO MÓDULO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Claudia Janayna CAROLLO, Cassia Barbosa REIS
p. 192
PDF (Português (Brasil))
MÚSICA E CENSURA DURANTE A DITADURA CIVIL MILITAR BRASILEIRA (1964 – 1985)
Daniele Alves CRAVEIRO, Rafael Vidmantas NETO, Roberta Lima COSTA
p. 193-201
PDF (Português (Brasil))
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS : MAPEAMENTO DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS
Patrícia FÉBOLI, Andréia Nunes MILITÃO
p. 202-215
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS/PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E PRESENCIAL: UM COMPARATIVO DAS MATRIZES CURRICULARES DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Valdinei FERREIRA
p. 216-230
PDF (Português (Brasil))
DEMONSTRAÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Walteir de Paula FERREIRA, Tiago Dziekaniak FIGUEIREDO
p. 231
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE E O SABER SENSÍVEL NO ATENDIMENTO À CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DE SALA DE AULA COMUM
Alexandra FERREIRA, Gabriela Di Donato Salvador SANTINHO
p. 232-249
PDF (Português (Brasil))
A LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL ATRAVÉS DO GÊNERO POESIA
Stelamaris da Silva FERREIRA, Elifalete da SILVA
p. 250
PDF (Português (Brasil))
REPRESENTAÇÃO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL EM FOTOGRAFIAS E POESIAS
Fernanda Dalmazo GARCIA, Daniele Alves CRAVEIRO, Leticia Nunes ZANDONÁ
p. 251
PDF (Português (Brasil))
A HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA REPRESENTADA EM MAQUETES
Fernando Santos MACIEL, Daniele Alves CRAVEIRO, Luciana Berbel RODRIGUES
p. 252
PDF (Português (Brasil))
ENTRELAÇANDO DIÁLOGOS E SABERES: PROJETO DE EXTENSÃO LABINTER
Ana Paula Gaspar MELIM, Suelen Regina Patriarcha GRACIOLLI
p. 253
PDF (Português (Brasil))
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO
Cláudia Diniz de MORAES
p. 254-267
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO INICIAL EM ARTES: A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR ARTE E CULTURA INDÍGENAS
Maila Indiara do NASCIMENTO, Marcos Antônio BESSA-OLIVEIRA
p. 268-282
PDF (Português (Brasil))
INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UEMS-DOURADOS
Priscilla Tiomi Hilahata PINHO, Andreia Nunes MILITÃO
p. 283
PDF (Português (Brasil))
MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO COTIDIANO DAS SALAS DE BEBÊS
Adriana Mendonça PIZATTO, Giana Amaral YAMIN
p. 284
PDF (Português (Brasil))
CONCEPÇÕES DE PEDAGOGAS EM FORMAÇÃO SOBRE A OBRIGATÓRIEDADE DE FREQUÊNCIA À EDUCAÇÃO INFANTIL AOS 4 ANOS DE IDADE
Janaína Cristina QUEIROZ, Débora de Barros SILVEIRA
p. 285-302
PDF (Português (Brasil))
O LUGAR OCUPADO PELA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NAS LICENCIATURAS DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL – UEMS
Welcianne Iris de QUEIROZ, Andréia Nunes MILITÃO
p. 303-317
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO INICIAL PEDAGÓGICA – O ESPAÇO ENTRE O CURRICULO E A PRÁTICA DOCENTE
Camila de A. Cabral ROMEIRO, Juliani Lucinda Caldeira FERREIRA
p. 318
PDF (Português (Brasil))
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INSERÇÃO DAS TDIC NA ESCOLA BÁSICA
Leon de Assis SILVA
p. 319
PDF (Português (Brasil))
O PIBID E A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA
Muriel Donzellini TROMBE, Maria Angélica Penatti PIPITONE
p. 320
PDF (Português (Brasil))
Eixo 3. Formação Continuada
FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES EM EDUCAÇÃO ÉTNICORRACIAL: UM OLHAR PARA O NEGRO NO BRASIL
Danielly Maidana de Menezes VIEIRA
p. 321
PDF (Português (Brasil))
ALUNOS SURDOS NO ESPAÇO ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ESCRITA
Lucimeire Gomes CUNHA, Paulo SOARES
p. 322-329
PDF (Português (Brasil))
NARRATIVAS DE LEITURA DE PROFESSORES: UMA ALTERNATIVA DE FORMAÇÃO
Maysa Rafaela Claudino SANTOS, Neide Araújo Castilho TENO
p. 330
PDF (Português (Brasil))
AS CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS DE LEITURA DOS PROFESSORES PARA APRENDIZAGEM DA ORALIDADE E ESCRITA
Wanderléia Aparecida Maciel MATUOKA, Neide Araújo Castilho TENO
p. 331
PDF (Português (Brasil))
PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO -MA
Ivone da Dores de JESUS, Gilsene Daura da Silva BARROS, Joice Fernanda PINHEIRO
p. 332
PDF (Português (Brasil))
EXPERIÊNCIAS DOCENTE NO MESTRADO PROFISSIOINAL EM ENSINO DE HISTÓRIA – PROFHISTÓRIA
Marinete Aparecida Zacharias RODRIGUES, Vivane Scalon FACHIN
p. 333-334
PDF (Português (Brasil))
REFLEXOS DE UM PROCESSO FORMATIVO NA REELABORAÇÃO DO PROJETO “MEU QUERIDO DIÁRIO !"
Renata Daniela Silva de CRISTO
p. 335
PDF (Português (Brasil))
CONCEPÇÃO DO ORIENTADOR PEDAGÓGICO SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
Lais Agnes da SILVA, Renata Portela RINALDI
p. 336-350
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO EM FUGA: DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES A PARTIR DE JEAN-LUC GODARD
Ana Letícia Peixe EUZÉBIO, Claudio Benito O. FERRAZ
p. 351-365
PDF (Português (Brasil))
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E O FAZER DO PROFESSOR ALFABETIZADOR
Claudeci de Paula de ALMEIDA, Patrícia Alves CARVALHO
p. 386-402
PDF (Português (Brasil))
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO RITO DE PASSAGEM DE EGRESSO A PROFESSOR
Dulcinete Rodrigues dos Santos Alves de SOUZA, Elizabete Gaspar de OLIVEIRA, Marly de Souza BRITO
p. 403-418
PDF (Português (Brasil))
A FORMAÇÃO INICIAL DOS CURSOS DE LICENCIATURA: PERMITEM QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS REALMENTE INCLUAM?
Edna Leandro da SILVA, Mirian ROMAN, Maria Luzia da Silva SANTANA
p. 419-429
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO CONTINUADA E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DE UMA POLITICA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO PROJETO AJA-MS
Fabiana Aparecida Cáceres BORGES, Kleiton Ramires Pires BEZERRA
p. 430-444
PDF (Português (Brasil))
DOCÊNCIA TECNOLÓGICA: FORMAÇÃO, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Fabiano da Silva ARAUJO
p. 445-453
PDF (Português (Brasil))
Formação Continuada: Uma proposta de intervenção corporal por meio de oficinas praticas
Jacqueline da Silva NUNES, Bianca Lima CUEVAS
p. 454-461
PDF (Português (Brasil))
A FORMAÇÃO CONTINUADA PELA VIA DA UNIVERSITARIZAÇÃO DOCENTE
Luciana Cristina PORFÍRIO
p. 462-480
PDF (Português (Brasil))
TEMAS TRANSVERSAIS: FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DOCENTE
Lucimara de Oliveira CALVIS
p. 481-494
PDF (Português (Brasil))
ANÁLISE DO PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES
Rosangela Cristina Teixeira FERNANDES, Vilma Miranda de BRITO
p. 495-509
PDF (Português (Brasil))
NARRATIVA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS INICIANTES E EXPERIENTES EM PROJETO COLABORATIVO UNIVERSIDADE/ESCOLA
Sueli de Oliveira SOUZA, Márcia Roza LORENZZON, Simone Albuquerque da ROCHA
p. 510-527
PDF (Português (Brasil))
A DOCÊNCIA FRENTE À EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: VOZES DA SALA DE AULA
Wilker Solidade da SILVA
p. 528-542
PDF (Português (Brasil))
REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Wilson Brum TRINDADE JUNIOR, Fernando GONÇALVES, Rogério Dias RENOVATO
p. 543-556
PDF (Português (Brasil))
Eixo 4. Experiências e Práticas no Estágio Supervisionado
CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE ESTUDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Márcio Luiz LOMBA, Thomas Ravelly CANTUARIO
p. 557
PDF (Português (Brasil))
MAPEAMENTO REGIONAL DO RESÍDUO NO BRASIL
Izabelli Louise Troiani de JESUS, Joseana Stecca Farezim KNAPP
p. 558
PDF (Português (Brasil))
A CRIAÇÃO DE UM CLUBE DE ASTRONOMIA A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Danilo de Oliveira KITZBERGER, Fernanda DAMBISKI, Roberta Chiesa BARTELMEBS
p. 559
PDF (Português (Brasil))
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: TRILHAS E TRILHOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Kelvin Franco dos SANTOS, Renata Rodrigues de ASSIS
p. 560
PDF (Português (Brasil))
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS NA FRONTEIRA
Norma Nice Parra de SOUZA, Lizandra de Jesus Mendez MONTANIA, Luciene Cléa da SILVA
p. 561
PDF (Português (Brasil))
ALGUMAS POSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS COM O PÊNDULO SIMPLES E O PÊNDULO DE FOUCAULT: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Junior Antônio PAZINATTO, André Luiz dos Santos HORTELAN, Maria Amélia MONTEIRO
p. 562
PDF (Português (Brasil))
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE TRABALHO
Adriana SADAGURSCHI, Ana Carolina Vilela ARDENGHI
p. 563
PDF (Português (Brasil))
TEORIZANDO NA PRÁTICA
Bruna FERNANDES DOS SANTOS, Ana Carolina Vilela ARDENGHI
p. 564
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Bruna Pelk MORAES, Cláudia Diniz de MORAES
p. 565
PDF (Português (Brasil))
SEXUALIDADE, ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO: CONHECIMENTO, RESPEITO E TOLERÂNCIA DENTRO DA ESCOLA
Caroline Santana SILVA, Marcos da Silva BASSO, Jaqueline Batista de Oliveira COSTA
p. 566
PDF (Português (Brasil))
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Izabelli Louise Troiani de JESUS, Joseana Stecca Farezim KNAPP
p. 567
PDF (Português (Brasil))
ESTÁGIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES II – ENSINO MÉDIO: A FAMILIA: COMO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO
José de Oliveira COSTA, Jaqueline Batista de Oliveira COSTA
p. 568
PDF (Português (Brasil))
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA _ TEKO ARANDU
Maria Aparecida Mendes de OLIVEIRA, Heiracles Mariano Dias BATISTA
p. 569
PDF (Português (Brasil))
OS CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA
Ozeni Amaral do PARAIZO, Eliane Aparecida MIQUELETTI
p. 570
PDF (Português (Brasil))
Reflexões sobre as vivências no Estágio Supervisionado em História II: as relações entre a Teoria e a Prática
Raphael ROSA
p. 571
PDF (Português (Brasil))
EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO ESCOLAR
Tania Alves MARQUES, Jadiane Maciel AJALA, Luciene Cléa da SILVA
p. 572
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DA TEORIA NA PRÁTICA
Thomas Ravelly Silva CANTUARIO, Luana Lima ARAÚJO, Cláudia Diniz de MORAES
p. 573
PDF (Português (Brasil))
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA: A VIVÊNCIA DA PRÁTICA ESCOLAR
Bárbara da Silva ZANDONÁ, Eliane Aparecida MIQUELETTI
p. 574
PDF (Português (Brasil))
UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NA REGIÃO DE FRONTEIRA ENTRE BRASIL E PARAGUAI
Ana Carla Bueno ORTIZ, Jadiane Maciel AJALA, Mara Lucinéia Marques Correa BUENO
p. 575
PDF (Português (Brasil))
TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA: RELAÇÃO ACADEMIA E ESCOLA
Bruna Letícia da Silva MASSUIA, Éder da Silva NOVAK
p. 576-588
PDF (Português (Brasil))
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA CURRICULAR NO MUNÍCIPIO DE PONTA PORÃ/MS
Jadiane Maciel AJALA, Mara Lucinéia Marques Correa BUENO
p. 589-600
PDF (Português (Brasil))
INTERDICIPLINA OU FALTA DE PLANEJAMENTO DIDATICO?
Larissa Benagio CAMPOS, Adriana Aparecida PINTO
p. 601-605
PDF (Português (Brasil))
REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Larissa WayhsTrein MONTIEL, Míria Izabel CAMPOS
p. 606-623
PDF (Português (Brasil))
A CRIANÇA E A INFÂNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Soíla Thaís ROCKEL, Janaina Nogueira MAIA
p. 624-637
PDF (Português (Brasil))
Eixo 6. Trabalho Docente
BLOG: EXTENSÃO DE LEITURA E DE ESCRITA EM MEIO DIGITAL
Luciane Ruis de Campos ALMEIDA, Michelly Mendes da SILVA
p. 638
PDF (Português (Brasil))
TESTEMUNHOS DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DE ORIENTAÇÃO (ÕES) DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, VIVÊNCIA(S) DE PROFESSORES COLABORADORES DA REDE PÚBLICA E ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LETRAS: DESAFIOS E APRENDIZAGENS EM PROCESSOS INTERLOCUTIVOS
Adélia Maria E. AZEVEDO
p. 639
PDF (Português (Brasil))
A SITUAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS EM MS: ‘FILHOS DA TERRA’, PROJETO INTERDISCIPLINAR
Anderson Aparecido PIRES, Cleidivaldo PEREIRA
p. 640
PDF (Português (Brasil))
APRENDER É ENSINAR E ENSINAR É APRENDER – AÊA
Guilherme Nogueira M. MUZULON
p. 641
PDF (Português (Brasil))
O SENTIDO DA PARCERIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Care Cristiane HAMMES, Franchys Marizethe Nascimento SANTANA, Neidi Liziane Copetti da SILVA
p. 642-653
PDF (Português (Brasil))
PRÁTICAS DOCENTES E A INCLUSÃO DE CRIANÇAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ilma Regina Castro Saramago de SOUZA, Maria Aparecida VILAR
p. 654-664
PDF (Português (Brasil))
INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO ENSINO REGULA
Valéria Cristaldo de Souza SANTOS, Vera Lucia GOMES, Rita de Fátima SILVA
p. 665-679
PDF (Português (Brasil))
A ATUAÇÃO MASCULINA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS: O ESTADO DA ARTE
Adriana Horta de FARIA, Magda SARAT
p. 680-699
PDF (Português (Brasil))
EM DISCUSSÃO A INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Edna Leandro da SILVA, Mirian ROMAN, Maria Luzia da Silva SANTANA
p. 700-711
PDF (Português (Brasil))
A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DA COLEÇÃO PROJETO ARARIBÁ
Elizabeth Vieira MACENA
p. 712-729
PDF (Português (Brasil))
REFLEXÕES SOBRE DESAFIOS DOS PESQUISADORES AO ESCOLHER SOFTWARES COMO PRODUÇÃO TÉCNICA EDUCATIVA DENTRO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Fernando Dib GONÇALVES, Gleizze Ilana GOMES, Rogério Dias RENOVATO
p. 730-744
PDF (Português (Brasil))
PRÁTICA PEDAGÓGICA NA/DA CRECHE: PERSPECTIVAS DAS PROFISSIONAIS DO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ/MS
Ingrid Loraini da Alencar da SILVA, Vanessa de ALMEIDA, Sílvia Adriana RODRIGUES
p. 745-759
PDF (Português (Brasil))
CRIANÇA E INFÂNCIA NO ESPAÇO/TEMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Janaina Passarelli ROCHA, Janaina Nogueira MAIA
p. 760-775
PDF (Português (Brasil))
OFÍCIO E DESAFIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Junia Fior SANTOS
p. 776-783
PDF (Português (Brasil))
Valorização docente no Plano Municipal de Educação de Dourados-MS
Luiza Ferreira VIDA, Fabio PERBONI
p. 784-797
PDF (Português (Brasil))
O PROFESSOR E AS TIC NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
Márcia Leão da Silva PACHECO, Rosemara Perpetua LOPES
p. 798-811
PDF (Português (Brasil))
A DANÇA NA EDUCAÇÃO
Maristela SANCHEZ LOUREIRO, Gabriela SALVADOR
p. 812-825
PDF (Português (Brasil))
ATIVIDADE FÍSICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA QUALIDADE DE VIDA DOS DOSCENTES: BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Orides PIVETA JUNIOR, Antônio SALES
p. 826-839
PDF (Português (Brasil))
REVISÃO DE LITERATURA ACERCA DO MAL-ESTAR DOCENTE
Samanta Antunes KASPER, Renata Portela RINALDI
p. 840-851
PDF (Português (Brasil))
O LIVRO DIDÁTICO E O TRABALHO DOCENTE: SIGNIFICAÇÕES DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM JATAÍ-GO
Suzanna Neves FERREIRA
p. 852-867
PDF (Português (Brasil))
O QUE ESPERAM AS JOANINHAS E O QUE PODE ESPERAR PELAS JOANINHAS: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Viviany Gonçalves Lino BORGES, Luciana Rodrigues de SOUZA
p. 868-884
PDF (Português (Brasil))
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Palabras clave