O LUGAR OCUPADO PELA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NAS LICENCIATURAS DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL – UEMS

Welcianne Iris de QUEIROZ, Andréia Nunes MILITÃO

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados preliminares de uma pesquisa de mestrado em andamento, inscrito na linha de pesquisa Currículo, formação docente e diversidade no âmbito do curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Unidade Universitária de Paranaíba. As análises circunscrevem-se aos PPC’s dos cursos de Matemática e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) da UEMS com o objetivo identificar e analisar os conteúdos/disciplinas sobre Avaliação Educacional dessas licenciaturas. A pesquisa foi organizada em três momentos específicos: Pesquisa bibliográfica e levantamento das publicações científicas sobre o tema no período de 2006 a 2016; levantamento, nos sites dos cursos supracitados, dos Projetos Pedagógicos de Cursos da Universidade alvo e a sistematização e análise dos dados coletados. Neste artigo apresentamos as discussões tecidas acerca da avaliação educacional na formação inicial de professores e o vínculo que esta estabelece com o currículo, por meio das análises das produções científicas levantadas e dos PPC dos cursos à luz dos referenciais teóricos adotados na presente pesquisa. As análises preliminares mostram que os cursos de licenciatura ofertam uma formação incipiente e superficial no tocante à avaliação educacional, permanecendo balizada pelos aspectos teóricos metodológicos da disciplina de didática e alijada de uma reflexão mais substancial acerca dos processos que a constitui.

 


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