PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO -MA

Ivone da Dores de JESUS, Gilsene Daura da Silva BARROS, Joice Fernanda PINHEIRO

Resumo


Este estudo vincula-se ao projeto de extensão em andamento pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, para refletir sobre a inclusão de alunos com deficiência no ensino fundamental público, tendo como lócus o município de Santo Amaro- MA. É extremamente oportuno o desenvolvimento do projeto nesse município haja vista que as escolas públicas precisam ampliar suas ações, no sentido de atender, inclusive, alunos que são oriundos das camadas sociais com menor índice de desenvolvimento humano. O objetivo é promover intervenção educativa no município de Santo Amaro, com formações pedagógicas na área da Educação Especial, visando a melhoria da qualidade do ensino, com propostas de currículos viáveis ao aprendizado dos alunos com deficiência. Quanto ao método, optou-se pela fundamentação dialética da educação especial na perspectiva inclusiva, afim de se obter conhecimentos teóricos suficientes sobre a temática. A formação está sendo realizada com os professores da rede pública municipal, sendo que no desenvolvimento do projeto estão sendo feitas discursões acerca da temática, oficinas de recursos adaptados para pessoas com deficiência, com o apoio da equipe de alunos universitários formadores. Os professores estão sendo capacitados, visando melhorar as lacunas existentes no processo de formação inicial. A formação dos professores, foi organizada em quatro ciclos, sendo trabalhada uma apostila com orientações sobre como atuar com alunos com deficiência visual, auditiva, física e intelectual.  Estão sendo abordados conteúdos relacionados com a temática e documentos norteadores do processo de inclusão da pessoa com deficiência. Esse projeto visa contribuir com a elevação dos indicadores sociais do município de Santo Amaro, visto que, o aprofundamento dos conhecimentos na área de educação especial, poderá favorecer a melhoria das práticas pedagógicas frente aos desafios da inclusão de pessoas com deficiência.


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