ENTRELAÇANDO DIÁLOGOS E SABERES: PROJETO DE EXTENSÃO LABINTER

Ana Paula Gaspar MELIM, Suelen Regina Patriarcha GRACIOLLI

Resumo


Este relato de experiência trata da formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir de experiências vivenciadas em um projeto desenvolvido por meio do Laboratório Pedagógico Interdisciplinar das Licenciaturas (LABINTER) que se constitui um espaço de desenvolvimento de atividades educacionais objetivando ampliar o conhecimento das práticas pedagógicas na formação docente dos acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Articulando as ações de ensino, pesquisa e a extensão o projeto atua partindo da prática interdisciplinar na construção de uma visão integrada valorizando o interesse dos acadêmicos dos cursos das licenciaturas na prática docente colaborativa tendo em vista às metodologias de ensino, didática, ensino de ciências, ensino de leitura, contação de histórias, confecção de jogos, confecção de fantoches, brinquedos, formação de contadores de histórias com vistas a atender Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetivamos analisar as vivências na construção de diálogos que articulem teoria e prática e possibilitem a compreensão do desenvolvimento profissional. Para sua realização, buscamos fundamentar os estudos e discussões em autores diversos, dentre os quais se destaca Coelho (2015), Morais (2013), Goés (2012), Abramovich (1994), Zeichner (2010), Nóvoa (1992). O desenvolvimento do processo investigativo pautou-se no desenvolvimento de ações que envolveram o curso de Pedagogia e o Labinter. Destacamos que as oportunidades e as possibilidades de reflexões pedagógicas oportunizaram a interação entre os acadêmicos, professores e crianças, bem como a constituição do saber e o fazer educativo, traduzindo as vivencias na constituição de uma prática educativa integrada.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.