AS CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS DE LEITURA DOS PROFESSORES PARA APRENDIZAGEM DA ORALIDADE E ESCRITA
Resumo
Esta pesquisa faz parte de uma pesquisa maior denominada “Memorias de professores: diálogos sobre o Letramento e o ensino da Língua Portuguesa” com a finalidade de analisar como o sujeito viabiliza as modalidades orais e escrita da língua por meio de narrativas de professores. Este projeto, em particular, parte do pressuposto de que tanto atividades com gêneros orais, como com gêneros escritos, contribuem para o desenvolvimento da linguagem e da prática do professor, pois não há como separar oralidade de escrita, entendendo assim que não existem dicotomias entre elas, mas sim interdependência. O Projeto que ora elaboramos, “As contribuições das histórias de leitura dos professores para aprendizagem da oralidade e escrita” tem a finalidade de conhecer as histórias de leitura de professores e sua contribuição para a aprendizagem da oralidade e escrita. Teóricos como MARCUSCHI (2005); JOSSO (2004,2010); NÓVOA &FINGER (2010); PASSEGGI E SOUZA (2008) tem subsidiado o estudo. A metodologia utilizada no estudo é a qualitativa e interpretativa MINAYO (1998), por meio de entrevistas com questões abertas e fechadas, sempre focado nos objetivos da pesquisa, cujas respostas estão sendo registradas e transcritas em formas de narrativas e analisadas sob a luz da linguística aplicadaDownloads
Publicado
2017-11-20
Como Citar
MATUOKA, W. A. M., & TENO, N. A. C. (2017). AS CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS DE LEITURA DOS PROFESSORES PARA APRENDIZAGEM DA ORALIDADE E ESCRITA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 331. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4120
Edição
Seção
Eixo 3. Formação Continuada