A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INSERÇÃO DAS TDIC NA ESCOLA BÁSICA
Resumo
Este estudo consiste em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica. Para realizar esse estudo, recorremos aos estudos de Kenski (2012), abordando sobre o potencial das tecnologias na Sociedade e na Educação, Marinho (2008) e Lopes (2015), tratam da formação de professores para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), e Valente (1999), que expõe as abordagens do uso do computador. Tivemos como objetivo geral, investigar como os futuros professores são formados para o uso de TDIC no ensino, a partir da literatura educacional. Dessa forma, delimitamos como específicos: apontar motivos que justifiquem a formação de professores para o uso de TDIC na escola básica: analisar na literatura possibilidades de formação de professores para uso de tecnologias. Tendo esses objetivos em vista, o trabalho aqui apresentando parte da seguinte questão: como os cursos de licenciatura preparam os futuros professores para essa profissão, ou seja, quais subsídios esses cursos oferecem ao futuro professor para integrar tecnologias na escola básica? Pretendemos responder a essa questão na medida das possibilidades encontradas na literatura educacional. Das possibilidades encontradas na literatura destacamos duas, a inclusão de uma disciplina no currículo apontado por Lopes (2015), e uma disciplina especifica do tipo Informática na Educação, apontado por Marinho (2008). A pesquisa bibliográfica, evidência possibilidades, contudo, essa formação é vislumbrada permitindo ir além do exposto aqui apresentado.