ESTRATÉGIAS ANTIBULLYING NAS ESCOLAS: AS PROPOSTAS GOVERNAMENTAIS NA REGIÃO CENTRO-OESTE

Mayara de Lima MENDES, Loriane TROMBINI

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo identificar ações de prevenção e contenção ao bullying escolar, indicadas pelas políticas governamentais das Secretarias de Educação da região Centro Oeste do país. Considerando que existe uma lei antibullying aprovada em âmbito nacional e que a maioria dos estados brasileiros também possuem leis que indicam que as escolas devem desenvolver ações de prevenção e contenção ao fenômeno, esta pesquisa almeja saber quais as ações que estas instâncias estão desenvolvendo para dar subsídios às escolas de sua rede. Esta investigação caracteriza-se como um estudo descritivo e exploratório de caráter qualitativo. Os dados foram coletados via pesquisa documental, consultando os sites oficiais das Secretarias de Educação da região Centro Oeste. Foram selecionadas as ações publicadas após julho 2013 até dezembro de 2016, visto que os dados do período anterior já foram coletados e publicados em tese doutoral. Os dados foram coletados, organizados e foram processados via análise de conteúdo. Na região Centro-Oeste identificamos um projeto de violência que aborda o bullying. Encontramos ações pontuais de informação, conscientização e sensibilização e ações que incidem nas relações interpessoais em dois estados, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.  Os dados - um projeto de prevenção à violência que aborda o bullying um estado e ações pontuais relacionadas a informação, conscientização e sensibilização, e ações que incidem nas relações interpessoais em três Secretarias de Educação - evidenciam uma escassez de ações nesta região, e as que são desenvolvidas pouco se aproximam do que a literatura tem indicado. Dessa forma, identificamos que as políticas públicas precisam investir na formação continuada dos professores, além de possibilitar tempos e espaços nas escolas para o planejamento, avaliação, execução e acompanhamento das ações antibullying.  


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