A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO RITO DE PASSAGEM DE EGRESSO A PROFESSOR

Autores

  • Dulcinete Rodrigues dos Santos Alves de SOUZA
  • Elizabete Gaspar de OLIVEIRA
  • Marly de Souza BRITO

Resumo

Este texto tem origem em pesquisa com foco no professor iniciante, seus dilemas e desafios nos primeiros anos do exercício docente. Tem origem no projeto aprovado pelo PPGEdu/UFMT vinculado ao programa OBEDUC/CAPES/INEP/SECADI. O objetivo principal é discutir as dificuldades apresentadas e a formação continuada proposta pelo projeto a fim de minimizar as angustias, atendendo as necessidades formativas dos professores em início de carreira docente. Tal formação é desenvolvida de forma itinerante, de forma a inserir-se nas seis escolas onde se desenvolve a formação. Busca-se delinear na pesquisa a contribuição da formação continuada do projeto colaborativo universidade/escola, partilhada com os professores iniciantes.  Este recorte que ora apresentamos, apresenta dados sobre a formação continuada de três professoras iniciantes de três escolas pública municipal de Rondonópolis/MT onde atuam sob a orientação de uma professora experiente. Busca-se responder o que os professores apontam como relevante na formação continuada partilhada para a sua formação profissional e prática docente. Para tanto, fez-se uso da abordagem qualitativa, trabalhando com as narrativas das professoras. Os resultados evidenciaram que a formação continuada oferecida no trabalho colaborativo PPGEdu/UFMT/OBEDUC tem contribuído para a formação dos professores iniciantes na mudança da forma de pensar e de compreender suas dificuldades, influenciando positivamente em suas práticas.

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Como Citar

SOUZA, D. R. dos S. A. de, OLIVEIRA, E. G. de, & BRITO, M. de S. (2017). A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO RITO DE PASSAGEM DE EGRESSO A PROFESSOR. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 403–418. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4188