A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO RITO DE PASSAGEM DE EGRESSO A PROFESSOR

Dulcinete Rodrigues dos Santos Alves de SOUZA, Elizabete Gaspar de OLIVEIRA, Marly de Souza BRITO

Resumo


Este texto tem origem em pesquisa com foco no professor iniciante, seus dilemas e desafios nos primeiros anos do exercício docente. Tem origem no projeto aprovado pelo PPGEdu/UFMT vinculado ao programa OBEDUC/CAPES/INEP/SECADI. O objetivo principal é discutir as dificuldades apresentadas e a formação continuada proposta pelo projeto a fim de minimizar as angustias, atendendo as necessidades formativas dos professores em início de carreira docente. Tal formação é desenvolvida de forma itinerante, de forma a inserir-se nas seis escolas onde se desenvolve a formação. Busca-se delinear na pesquisa a contribuição da formação continuada do projeto colaborativo universidade/escola, partilhada com os professores iniciantes.  Este recorte que ora apresentamos, apresenta dados sobre a formação continuada de três professoras iniciantes de três escolas pública municipal de Rondonópolis/MT onde atuam sob a orientação de uma professora experiente. Busca-se responder o que os professores apontam como relevante na formação continuada partilhada para a sua formação profissional e prática docente. Para tanto, fez-se uso da abordagem qualitativa, trabalhando com as narrativas das professoras. Os resultados evidenciaram que a formação continuada oferecida no trabalho colaborativo PPGEdu/UFMT/OBEDUC tem contribuído para a formação dos professores iniciantes na mudança da forma de pensar e de compreender suas dificuldades, influenciando positivamente em suas práticas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.