A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA OFERTA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Elis Regina dos Santos VIEGAS UFGD – Dourados

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar trabalhos oriundos dos Programas de Pós-Graduação brasileiros que têm como foco pesquisas que tratam da relação público-privada na perspectiva das políticas de formação docente, em especial da formação continuada, a fim de mapear a produção acadêmica a respeito do tema. Nesse sentido, realizou-se um levantamento do tipo estado do conhecimento no Banco de Dissertações e Teses da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com o recorte temporal de 1996 a 2016. O intuito do texto é apresentar um mapeamento das pesquisas no nível de strictu sensu, de forma a identificar as demandas e lacunas de estudos de pós-graduação relacionados à temática em tela. Constata-se um total de 64 pesquisas, sendo 49 de Mestrado e 15 de Doutorado, em diferentes áreas de concentração. A partir deste trabalho é possível inferir que existe uma diversidade de abordagens sob o tema em questão, porém há uma linha agregadora em relação aos conceitos e categorias tomados para análise do fenômeno público-privado. Considera-se, portanto, que este levantamento amplia as possibilidades de compreensão inicial das condições em que esse fenômeno acontece, bem como se manifesta e/ou é produzido e que, fundamentalmente, o contexto real é marcado pelas contradições criadas no interior de uma sociedade, também marcada pela desigualdade.

 

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Publicado

2017-11-20

Como Citar

VIEGAS, E. R. dos S. (2017). A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA OFERTA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 105–120. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4101