FORMAÇÃO CONTINUADA E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DE UMA POLITICA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO PROJETO AJA-MS

Autores

  • Fabiana Aparecida Cáceres BORGES
  • Kleiton Ramires Pires BEZERRA

Resumo

Este artigo trata da formação continuada e das propostas de políticas de formação de professores que atuam no Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul - AJA-MS, uma política pública de correção de fluxo voltada aos estudantes de 15 a 17 anos que não concluíram o ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, sendo que os procedimentos metodológicos incluíram a realização de entrevistas com uma coordenadora e uma professora que participaram das formações promovidas pela Secretaria de Estado de Educação – SED/MS nos 08 encontros garantidos na proposta do projeto. Como resultados, aponta-se a relevância dos temas abordados que contemplam o professor pesquisador, o jovem estudante contemporâneo e suas necessidades de aprendizagem, a organização da escola como espaço formativo emancipatório e o tempo de estudo amparado nos documentos oficias que normatizam o respectivo projeto, cuja finalidade é propiciar condições para o desenvolvimento das formações propostas a equipe pedagógica que atua no Projeto AJA-MS. Porém, é necessário que os sistemas de ensino se organizem para atender as legislações vigentes no que tange as formações, construindo seus próprios modelos de políticas de formação continuada, em consonância com as suas realidades, preferencialmente, em parceria com as Instituições de Ensino Superior.

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Como Citar

BORGES, F. A. C., & BEZERRA, K. R. P. (2017). FORMAÇÃO CONTINUADA E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DE UMA POLITICA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO PROJETO AJA-MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 430–444. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4190