A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL

Autores

  • Ana Carla de AMORIM
  • Gisela de Moura Bluma MARQUES

Resumo

O presente artigo que traz como tema “A Formação Inicial do Professor de Educação Infantil e a Construção da Identidade Profissional”, surge devido a participação no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Docência na Infância - GEPDI, na Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, em Campo Grande - MS e, do interesse das pesquisadoras a respeito do assunto. Diante disso, para a elaboração deste artigo, foram utilizadas as temáticas a respeito da formação de professores de Educação Infantil e a construção da identidade profissional. A pesquisa bibliográfica apresenta uma abordagem qualitativa e tem em seu aporte teórico autores renomados como Nóvoa (1992), Tardif e Lessard (2011) no que se refere à formação docente e Garcia (2009) sobre a identidade profissional.  A pesquisa tem como objetivo refletir o processo de formação de professores de Educação Infantil e a construção da sua identidade profissional. Como resultados da pesquisa, destacam-se o processo de reflexão sobre a formação e prática pedagógica e a construção da identidade profissional que não depende do tempo de experiência e que muda constantemente por meio das relações que o professor estabelece. Dessa forma, o artigo é destinado a professores, acadêmicos do curso de Pedagogia e demais pessoas preocupadas com formação inicial dos professores de Educação Infantil.

Downloads

Como Citar

AMORIM, A. C. de, & MARQUES, G. de M. B. (2017). A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 121–129. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4172