ÉTICA E MORAL: FORMAÇÃO DO SENSO CRÍTICO EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Jessica Aparecida CANDEA, Rener de Melo HELENA, Luciana Leonetti CORREIA

Resumo


O presente trabalho é o resultado da experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID do curso de Psicologia, em uma escola localizada na periferia da cidade de Dourados/MS, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Essa experiência remete ao trabalho realizado acerca do tema da Ética, no qual buscou-se estabelecer a diferença entre ética e moral, pensando as relações cotidianas e discutindo as relações interpessoais. Foram realizados dois encontros. Buscamos promover aulas teóricas expositivas, porém dialogadas com os demais alunos, utilizando recursos como apresentação de vídeos e filme que abordaram a ética nas situações cotidianas e nos relacionamentos interpessoais. Inicialmente, realizamos a apresentação do plano de ensino para discutir com os alunos sobre os temas que seriam abordados e, em seguida, realizamos o mapa mental com as palavras Ética e Moral, momento este no qual os alunos falaram livremente o que pensavam acerca do significado de cada palavra. Logo após, discutimos com eles o conceito de ética e moral, além de assistirmos vídeos sobre situações que problematizavam a ética e a moral na vida cotidiana das pessoas e convidamos a todos a interagirem durante a aula com suas opiniões pessoais. Na medida em que levantávamos questionamentos com os alunos, sem buscar uma verdade absoluta, verificamos que foram significativas as transformações no discurso dos alunos, tais como o cuidado com que pensavam relações violentas entre pais e filhos, o direito de casais homoafetivos de demonstrar afeto em público, o senso de comunidade ao não desperdiçar água (neste ouve contradições) entre outros.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.