PRÁTICA PEDAGÓGICA NA/DA CRECHE: PERSPECTIVAS DAS PROFISSIONAIS DO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ/MS

Ingrid Loraini da Alencar da SILVA, Vanessa de ALMEIDA, Sílvia Adriana RODRIGUES

Resumo


Este trabalho é um recorte da pesquisa desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil- GEPIEI da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal (UFMS/CPAN), que teve como objetivo geral compreender alguns aspectos do trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças de 0 a 3 anos nas creches do município de Corumbá. Desta forma, nesse texto discutiremos as concepções de prática pedagógica na creche das profissionais que nela atuam. Tendo como instrumento de coleta de dados questionário misto, composto por 21 questões, tivemos como sujeitos da investigação 80 profissionais atuantes nas creches da cidade em questão, sendo eles 50 professores (59% do total de atuantes); nove (09) professores auxiliares (45%) e 21 atendentes (42%). A análise dos dados recolhidos não nos permite afirmar que há práticas pedagógicas de excelência nas creches do município de Corumbá-MS. Há um percentual interessante de respostas dos profissionais bastante positivas, que indicam passos na direção certa. No entanto, também aparecem respostas que indicam que os profissionais não compreendem perfeitamente as características infantis, bem como ainda mantém uma visão assistencialista do papel e função da instituição e consequentemente do trabalho a ser realizado por eles; bem como que ações de cuidar/educar de forma indisssociada, característica pedagógica fundamental desse espaço, ainda não é uma realidade amplamente entendida e praticada.

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