O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E O FAZER DO PROFESSOR ALFABETIZADOR

Autores

  • Claudeci de Paula de ALMEIDA
  • Patrícia Alves CARVALHO

Resumo

Este artigo, traz uma reflexão no entorno do fazer pedagógico do professor alfabetizador tendo como norteador a formação continuada, pois entendemos ser imprescindível para a vida profissional, à busca pela renovação dos saberes. Para efetivação deste estudo concentramos nosso olhar na formação continuada ofertada pelo poder público, com o programa PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Assim, buscou-se responder: Qual o papel do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) na formação dos professores alfabetizadores, mediante as transformações que se fazem presentes no atual contexto educacional de Campo Grande/MS? Visando garantir maior clareza a respeito do estudo, fez-se uso do seguinte aporte teórico disponibilizado sobre o tema: Morais (2012), Frade (2007), Lucio (2013), André (2010), Souza (2014), Cartaxo (2008), Mortatti (2010). A pesquisa bibliográfica, e fenomenológica, foram os caminhos utilizados para evidenciar este estudo, fornecendo suporte suficiente, para se alcançar o objetivo de descrever o que ocorreu na década da alfabetização de 2003 até 2012, em relação a programas de formação criados pelo MEC, com destaque ao programa PNAIC e a formação continuada do professor alfabetizador, bem como buscou-se ressaltar o papel do professor em sua formação. Finalizando com um parecer geral a respeito do programa PNAIC e da formação dos professores alfabetizadores que precisam entender a importância em se envolverem na tarefa diária de alfabetizar, não podendo se manter imparcial às transformações que se encontram postas em nosso contexto social.

Downloads

Como Citar

ALMEIDA, C. de P. de, & CARVALHO, P. A. (2017). O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E O FAZER DO PROFESSOR ALFABETIZADOR. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 386–402. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4187