UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NA REGIÃO DE FRONTEIRA ENTRE BRASIL E PARAGUAI
Resumo
O estudo em questão trata-se de um relato de experiência adquirida no estágio supervisionado em educação infantil, realizado no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Ponta Porã/MS. Tem por objetivo uma reflexão sobre a relação entre teoria e a prática na atuação docente em instituições de educação infantil que recebem crianças oriundas do Paraguai mas que possuem documentos brasileiros e estudam nestas instituições, como é o caso de Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai) e para isso busca-se responder o seguinte questionamento: Diante as observações feitas no estágio é possível fazer uma reflexão que sirva de subsidio para a atuação docente frente as diversidades culturais e regionais presentes no contexto da educação infantil do município de Ponta Porã? Para isto a pesquisa fundamentou nos estudos de Pimenta (1999); Pimenta; Lima (2006) e Kishimoto (1999) quanto a temática de formação de professores e estágio. Os autores utilizados para dar fundamentação teórica aos estudos sobre interculturalismo foram Fleuri (2012) e Torchi; Silva (2014). Quando a temática foi educação infantil utilizou-se o Brasil (1998), (2010) e (2013). Já os autores de metodologia científica que embasaram a pesquisa foram Severino (2007) e Thiollent (1987). O artigo organiza-se nas respectivas seções: introdução, caracterização das instituições, fundamentação teórica, análise de dados e as considerações finais.