ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA CURRICULAR NO MUNÍCIPIO DE PONTA PORÃ/MS

Jadiane Maciel AJALA, Mara Lucinéia Marques Correa BUENO

Resumo


O presente estudo tem por objetivo relatar sobre a experiência vivenciada no estágio obrigatório supervisionado em educação infantil, estabelecido pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Câmpus de Ponta Porã/MS. Contudo, buscou-se nortear a pesquisa pelo seguinte questionamento: O que o estágio supervisionado em educação infantil proporciona para a formação docente? Com isso, este estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação, fundamentando-se em autores como Severino (2007) e Thiollent (1986) que salientam as metodologias utilizadas nos trabalhos científicos. Já para a realização da pesquisa bibliográfica utilizou-se os autores Kuhlmann (2000), Kishimoto (1999) e Lobo (2011), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), Marco Legal da Primeira Infância - Lei Nº 13.257 (2016) que deram suporte na fundamentação teórica deste estudo, abordando assuntos sobre a educação infantil e seus avanços nas políticas públicas e também sobre o tipo de profissional para atuar na primeira etapa da educação básica. Já a pesquisa-ação fez-se através da ida na instituição de educação infantil para a realização do estágio supervisionado. Optou-se por dividir este texto em quatro seções, para uma melhor compreensão. Na primeira seção caracterizou-se brevemente a cidade de Ponta Porã e minuciosamente o CEINF Professor Mário Ocaris Rosa, ou seja, o lócus desta pesquisa. Na segunda seção realizou-se a fundamentação teórica do estudo, elencando os autores principais que auxiliarem neste processo. Já na terceira seção explicitou-se quais tipos de metodologias foram utilizadas. A quarta e última seção destina-se a análise dos dados, que se fez através dos relatos de cada dia do estágio. Por fim, as considerações finais deste estudo.

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