A SITUAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS EM MS: ‘FILHOS DA TERRA’, PROJETO INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Anderson Aparecido PIRES
  • Cleidivaldo PEREIRA

Resumo

O presente trabalho denominado ‘A situação dos povos indígenas de MS: Filhos da terra, projeto interdisciplinar’, visa apresentar os resultados de um trabalho realizado na terceira e quarta fase, da Educação de Jovens e Adultos- EJA, da Escola Municipal Elizabete Lucena Campos, município de Deodápolis, MS.  As disciplinas curriculares que estabeleceram a intersecção a fim de ampliar o repertório dos estudantes, foram: Língua Portuguesa, História e Geografia. O projeto surgiu a partir das orientações dos PCN´S (1997) e da LDB (1996), que em seus regimentos determinam o estudo da contribuição dos povos indígenas para a constituição da identidade brasileira. Tendo em vista essa proposta, foi elaborado um cronograma para a execução do projeto, na qual se constituía leitura de textos dos livros didáticos, análise de filmes e documentários e, por fim, como atividade prática:visita a uma aldeia indígena. Assim sendo, foi escolhido o filme ‘Terra Vermelha’ e o documentário ‘À sombra de um delírio verde’ para a apreciação e debate. Também foi abordado nesse projeto, a influência do rap na sociedade indígena. Foram produzidos textos, no gênero dissertativo-argumentativo, a fim de aferir o processo de aperfeiçoamento da aprendizagem dos alunos. Teóricos tais como Pereira (2009) e Limberti (2009), foram de relevância para compreendermos e situarmos os povos indígenas em um contexto de existência marcada pelo apagamento de sua voz e de sues respectivos direitos. Os resultados de ‘Filhos da terra’ foram positivos, pois demonstrou em linhas gerais um maior envolvimento e reflexão da situação dos povos indígenas em MS.

Downloads

Publicado

2017-11-20

Como Citar

PIRES, A. A., & PEREIRA, C. (2017). A SITUAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS EM MS: ‘FILHOS DA TERRA’, PROJETO INTERDISCIPLINAR. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 640. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4148