A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFGD: O PROCESSO FORMATIVO DE FUTUROS PROFESSORES DO CAMPO NO MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Edir Neves BARBOZA
  • Renata Portela RINALDI

Resumo

O presente trabalho se caracteriza como um recorte de uma pesquisa de doutorado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Estadual Paulista, “Júlio de Mesquita Filho” na Faculdade de Ciências e Tecnologia, câmpus de Presidente Prudente.  Intenciona uma primeira análise do Projeto Pedagógico Curricular (PPC) do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Inicialmente, apresenta uma abordagem do perfil dessa instituição na oferta de cursos com públicos específicos e o histórico da sua implantação, bem como a caracterização do curso de LEDUC que se iniciou em 2014.  A análise fundamenta-se na produção de autores que discorrem sobre as temáticas da formação de professores e a educação do campo. A fonte primária consultada e que norteou o trabalho foi o próprio PPC do curso, com o intuito de compreender a proposta pedagógica e o percurso formativo ofertado aos discentes matriculados. Esse trabalho colabora na realização de um aprofundamento teórico-metodológico da proposta formativa no intuito de ir ao encontro aos anseios trazidos pela Licenciatura em Educação do Campo.

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Como Citar

BARBOZA, E. N., & RINALDI, R. P. (2017). A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFGD: O PROCESSO FORMATIVO DE FUTUROS PROFESSORES DO CAMPO NO MATO GROSSO DO SUL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), 0. 130–144. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4177