FORMAÇÃO INICIAL PEDAGÓGICA – O ESPAÇO ENTRE O CURRICULO E A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Camila de A. Cabral ROMEIRO
  • Juliani Lucinda Caldeira FERREIRA

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de uma Instituição da Rede Federal, bem como sua Estrutura Curricular, considerando o objetivo geral do curso “Formar profissionais com capacidade crítica e sólida formação cultural, capazes de realizar as atividades do processo de ensino e aprendizagem e contribuir para a formação de cidadãos críticos, para exercer a docência”. O objetivo principal deste trabalho é compreender até que ponto as disciplinas do curso de pedagogia colaboram para alcançar o objetivo do curso proposto por este documento. Como objetivo especifico procura-se conhecer por meio de contribuição dos acadêmicos quais são de fato as necessidades formativas desses, considerando o contexto de fronteira e diversidade sociocultural. O caminho metodológico é de natureza qualitativa. A relevância do estudo foi definida a partir de estudos bibliográficos baseados em Moreira, Libaneo e Saviani, considerando a importância de vincular o currículo formal e a prática da didática. Inicialmente escolheu-se fazer uma pesquisa de análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia e sua Estrutura Curricular. Em seguida sentiu-se a necessidade de conhecer a realidade dos acadêmicos matriculados no curso analisado, com o intuito de compreender as necessidades e possíveis dificuldades quanto a relacionar as disciplinas estudadas à realidade vivenciada nas escolas. Em analise ao Projeto Pedagógico do Curso do curso percebemos que tanto sua elaboração quanto a construção da estrutura curricular caminham para alcançar as necessidades socioculturais, deixando bem nítido a preocupação com eixos temáticos importantes, tais como a vivência entre povos, as novas tecnologias, as pessoas com necessidades especiais, a transdisciplinaridade e a pesquisa, como possibilidade de “(re) pensar a prática e a teoria que envolve o fazer pedagógico”. Está ainda em andamento a pesquisa com os acadêmicos, relacionando as fontes bibliográficas e o projeto do curso às necessidades efetivas.

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Publicado

2018-01-07

Como Citar

ROMEIRO, C. de A. C., & FERREIRA, J. L. C. (2018). FORMAÇÃO INICIAL PEDAGÓGICA – O ESPAÇO ENTRE O CURRICULO E A PRÁTICA DOCENTE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 318. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4109