EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Bruna Pelk MORAES, Cláudia Diniz de MORAES

Resumo


O estágio supervisionado II é uma das disciplinas na grade do curso Educação Física que nos permite ter um período preparatório proporcionado por muitas experiências. Pois é o primeiro contato dos acadêmicos com seu campo de atuação, colocando assim em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação. No presente estudo relataremos nossas experiências nesta oportunidade de ministrar aulas e sua contribuição para nossa formação acadêmica. O trabalho foi elaborado pelos acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), do curso de Educação Física licenciatura do 5° semestre, o local escolhido para o estágio no Ensino Médio, foi a Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes, na cidade de Campo Grande/MS. O estágio que ainda está em andamento teve início em março desse ano, tendo o encerramento em junho. O estágio é supervisionado por uma professora do curso que acompanha e orienta os acadêmicos nos procedimentos didáticos, as aulas são planejadas, discutidas e repensadas com a professora de Educação Física da escola que passa o direcionamento dos conteúdos bimestrais. A princípio o nervosismo, a ansiedade em como lidar com a insegurança no momento da dicção em transpassar de forma objetiva e clara os conteúdos. Além de superar o desafio de adaptar a aula sem o material adequado, conforme o estudo e utilizado nas aulas na graduação. O Estágio proporcionou a compreensão da importância da elaboração dos planos de aula, sem os quais não seria possível, desmistificar ao entendimento dos alunos que a Aula de Educação Física é uma aula apenas para jogar futebol ou vôlei. Foi difícil inserir os alunos a prática de um novo esporte. Porém muito gratificante ver que já estão participando mais do que no início do estágio. Contudo a vivência do estágio nos permitiu lidar com diversas situações que contribuíram para nossa formação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.