TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM NOVO MÓDULO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Autores

  • Claudia Janayna CAROLLO
  • Cassia Barbosa REIS

Resumo

 

Resumo: Vivemos a era “digital” e nunca se priorizou tanto o uso no cotidiano de produtos tecnológicos visando a praticidade, o acesso rápido as informações e o processamento da comunicação de forma ágil e eficaz. Diante deste cenário mundial, surgem diversos questionamentos: a falta de disciplinas ou módulos nos currículos escolares na área da saúde que aborde as tecnologias de informação e comunicação (TICs), e a carência de capacitações e atualizações neste vasto campo da informatização contemporânea para os educadores da saúde, que em muitas instituições ainda estão inseridos em um modelo tradicional e hierárquico. O estudo, de caráter descritivo e exploratório,  busca por meio de uma revisão de literatura, a reflexão sobre a importância do ensino da informatização dentro da área da saúde. Diante de uma sociedade extremamente tecnológica a qual estamos inseridas hoje, a qual exige a formação de um profissional que saiba operar e recorrer aos recursos tecnológicos ao longo de sua vida profissional, conclui-se que é imprescindível explorar e discutir sobre todas as potencialidades que o uso das TICs trazem, produzindo habilidades e competências nos alunos tanto nas atividades de gestão, ensino-aprendizagem, como na pesquisa em saúde, e a urgência que temos de inserir esse conteúdo curricular na formação dos profissionais de saúde. 

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Publicado

2017-11-20

Como Citar

CAROLLO, C. J., & REIS, C. B. (2017). TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM NOVO MÓDULO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 192. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4114