O ENSINO DA ÁLGEBRA LINEAR NO ENSINO SUPERIOR: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Andressa Silva CAVALCANTE
  • Tiago Dziekaniak FIGUEIREDO

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto que irá subsidiar a construção do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. O projeto tem como objetivo identificar quais as principais dificuldades dos alunos de matemática da UFGD em relação a disciplina de álgebra linear, uma das disciplinas que mais retém os alunos do curso de Matemática. Na proposta também iremos propor meios para minimizar tais dificuldades, buscando à importância da matéria dentre as ciências que a estudam como a Física e diversas engenharias. O trabalho será realizado com a turma do 4° semestre do curso de Licenciatura em Matemática da UFGD, no primeiro semestre do ano letivo de 2017, uma vez que é neste semestre que a disciplina é ofertada. A pesquisa é de cunho qualitativo no qual os alunos serão convidados a responderem um questionário com questões abertas capazes de identificar quais as principais dificuldades eles têm em relação à disciplina de álgebra linear. O projeto já foi aprovado no âmbito da disciplina de “Projetos e Pesquisas em Ensino e Educação Matemática” e com este esperamos auxiliar os alunos e professores, bem como a comunidade acadêmica visando a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos conteúdos de álgebra linear, além de buscar alternativas para minimizar as dificuldades apresentadas.

Downloads

Publicado

2017-11-20

Como Citar

CAVALCANTE, A. S., & FIGUEIREDO, T. D. (2017). O ENSINO DA ÁLGEBRA LINEAR NO ENSINO SUPERIOR: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 173. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4113

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>