OFÍCIO E DESAFIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Junia Fior SANTOS

Resumo

O presente trabalho trás de forma sucinta, um breve estudo sobre a responsabilidade social contida na disciplina de História, dentro do contexto escolar. Tendo em vista que a docência constitui-se em uma atividade de natureza intelectual, na qual se vinculam as dimensões do saber, do saber-fazer e também na observação acerca de seus objetivos como práticas sociais, em que  as habilidades não compreendem apenas o conhecimento de técnicas e ferramentas, mas também a percepção de seu encadeamento com o contexto social, no qual se desempenha os projetos transformadores. Isto é, a ação pedagógica não se fixa apenas no campo do conhecimento, mas envolve também perspectivas éticas, na proporção em que se lida com valores. Assim, conclui-se que ensinar História envolve várias questões ideológicas, teóricas e metodológicas que se encontram  presentes no ensino, o que exige não só uma boa formação, mas também uma atuação que possibilite o acesso a novas propostas metodológicas.

 

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Como Citar

SANTOS, J. F. (2017). OFÍCIO E DESAFIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 776–783. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4214