NARRATIVA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS INICIANTES E EXPERIENTES EM PROJETO COLABORATIVO UNIVERSIDADE/ESCOLA
Resumo
A pesquisa aqui apresentada está vinculada ao OBEDUC/CAPES/INEP/SECADI em parceria com o programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu/UFMT/Campus Universitário de Rondonópolis, e investiga sobre o professor iniciante seus dilemas e desafios e a inserção de um professor experiente na escola básica para atendê-lo cotidianamente trata-se de projeto colaborativo universidade e escolas urbanas e do campo, com o objetivo de contribuir com a formação continuada dos professores, atendendo às suas necessidades formativas. Neste contexto, o objetivo deste artigo é discutir as narrativas de duas professoras iniciantes e duas professoras experientes, participantes do projeto de formação buscando compreender suas percepções sobre a formação e possível colaboração para a prática pedagógica. A pesquisa se pauta na abordagem qualitativa, e no método (auto)biográfico, apresentando as narrativas das professoras no instrumento de registro, diário de campo reflexivo. A questão que direcionou este estudo foi: de que forma as narrativas contribuem nos processos formativos de professores iniciantes e experientes? Os dados foram analisados configurando-se o seguinte eixo: as narrativas das professoras iniciantes e experientes como possibilidade de formação e autoformação: uma experiência no projeto UFMT/OBEDUC. Pode-se então, diante destes estudos e análises das narrativas, ter como resultado, a compreensão que as professoras apresentaram nas escritas sobre a importância do trabalho colaborativo desenvolvido pelo projeto para a sua prática pedagógica no ambiente escolar.