Formação Continuada: Uma proposta de intervenção corporal por meio de oficinas praticas

Jacqueline da Silva NUNES, Bianca Lima CUEVAS

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção com professores de Educação Física escolar na educação infantil, visando à construção de conhecimentos e procedimentos metodológicos que possam tornar mais efetiva a prática pedagógica dos mesmos, direcionada ao conteúdo de dança como cultura corporal no ambiente infantil. A metodologia será pautada na abordagem qualitativa e basear-se a no referencial teórico da pesquisa-ação, propondo um plano de intervenção na formação continuada e na atuação de professores de Educação Física escolar. Os participantes pertencem à rede estadual e municipal de ensino da cidade de Dourados-MS. O desenvolvimento do estudo está sendo constituído pela capacitação dos professores com encontros programados durante um ano para adquirirem não só percepção e o domínio corporal, mas adquirirem domínio pedagógico no trato das danças populares assim como a sua importância para a formação da linguagem corporal da criança no ambiente escolar. Os resultados ainda são parciais, mas podemos perceber que nas intervenções ocorridas os professores, possuem limitações, físicas, psicológicas e sociais a maior limitação está na falta de convívio com a dança, o que demonstra o distanciamento dessa prática corporal em sua formação e em sua própria vida. 


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