REPRESENTAÇÃO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL EM FOTOGRAFIAS E POESIAS

Autores

  • Fernanda Dalmazo GARCIA
  • Daniele Alves CRAVEIRO
  • Leticia Nunes ZANDONÁ

Resumo

No trabalho Representação da Segunda Guerra Mundial em Fotografias e Poesias, feito com os alunos das turmas de Nono Ano (9º), na Escola Estadual Floriana Lopes, Dourados-MS, foi desenvolvida a temática através de poesias e fotografias. O objetivo era demonstrar para os alunos que existem maneiras distintas de representar e compreender a História. Através de aulas – oficina, trabalhamos com análise de vídeos, fotografias e poesias, permitindo a construção de uma nova visão sobre a Segunda Guerra Mundial - o trabalho foi realizado em conjunto com as disciplinas de Arte e de Língua Portuguesa. O trabalho foi dividido em duas fases. Na primeira os alunos fizeram uma releitura sobre propagandas nazistas. Na segunda trabalhou-se em conjunto com as disciplinas de Língua Portuguesa e Arte, com os alunos fazendo a leitura das poesias e contextualizando com a Segunda Guerra e depois foram para Sala de Tecnologia onde pesquisaram imagens que se relacionassem com as poesias. Como resultado houve uma melhora na percepção dos alunos em conectar diferentes fontes no estudo da História. Como produção de conhecimento os alunos fizeram uma releitura das propagandas, escreveram poesias e textos e também foi apresentado na Feira de Conhecimento que é realizado anualmente na Escola um labirinto em forma de linha do tempo com as poesias e as imagens produzidas pelos alunos. Além das produções citadas acima, os pibidianos apresentaram este mesmo trabalho no Décimo Terceiro Encontro da ANPUH – MS, realizado em Coxim no mês de novembro de 2016 e no VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC); V Seminário Nacional do PIBID realizado na segunda semana de Dezembro de 2016.

Downloads

Publicado

2017-11-20

Como Citar

GARCIA, F. D., CRAVEIRO, D. A., & ZANDONÁ, L. N. (2017). REPRESENTAÇÃO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL EM FOTOGRAFIAS E POESIAS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 251. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4125