A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE TRABALHO

Adriana SADAGURSCHI, Ana Carolina Vilela ARDENGHI

Resumo


Este trabalho tem como objetivo central apresentar o relato de uma experiência em sala de aula, durante a disciplina de Estágio Obrigatório em Educação Infantil. O referido estágio era composto de três momentos: observação, coparticipação e regência, mas daremos ênfase aqui à proposta de intervenção através da qual desenvolvemos a regência. Desde a observação da turma e da escola como um todo até conversas informais (antes, durante e depois da regência), diversas foram as formas de coletar as informações que nos levaram a propor a atividade de intervenção – que teve duração de uma semana na turma do Maternal II de uma escola municipal de Ponta Porã. Calcada na ideia de que teoria e prática não são dissociadas, mas partes complementares do processo educativo, baseamo-nos em teóricas como Ferreiro e Teberosky, Weisz, Jolibert dentre outros, além dos documentos oficiais (RCNEI, por exemplo) para elaboração da proposta de intervenção colocada em prática durante a regência. Considerando que a Educação Infantil é a fase que envolve crianças de 0 a 6 anos de idade, sendo essa a primeira etapa da Educação Básica, é preciso lembrar que seu objetivo é o desenvolvimento integral das crianças, ou seja, não apenas o cognitivo, mas também o físico e o sócio emocional. Levando isso em consideração, optamos por privilegiar o trabalho com a literatura infantil – embora se deva dizer que isso não significa exclusividade. O processo nos permitiu uma maior reflexão e integração das discussões acadêmicas e a própria prática docente, possibilitando uma análise contínua de um processo inerente entre as teorias adquiridas durante o percurso acadêmico e as práticas exercidas como professor educador. Os resultados obtidos mostraram que esse tipo de trabalho contribui de forma significativa no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respaldando-se por meio de autores e documentos nacionais que auxiliam nas práticas dentro da sala de aula. 

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