CRIANÇA E INFÂNCIA NO ESPAÇO/TEMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A presente pesquisa apresenta um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso: Pedagogia/Licenciatura em Aquidauana/MS da Universidade Federal de mato Grosso do Sul e tem como enfoque principal a criança e suas infâncias em seu espaço/tempo que lhe é de direito, como sujeito histórico e social. Salientamos que o estudo possui uma pesquisa bibliográfica que possibilitou uma fundamentação teórico-metodológica para a construção dos saberes apresentados permeando diferentes autores/as que dialogam sobre a criança, a infância e Educação Infantil, que assume uma característica de abordagem qualitativa, e, como recurso de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Tem como objetivo geral: Analisar o processo de desenvolvimento que são oferecidos à criança e suas infâncias, bem como suas capacidades intelectuais e sociais no seu espaço/tempo que lhe é de direito e se debruça nos específicos como: a) Compreender o processo de construção histórica da criança e de suas infâncias; b) Verificar a diversidade de interpelações da Educação Infantil no contexto legal e no processo de desenvolvimento da criança e c) Entender as abordagens metodológicas e concepções de criança, de infância e de Educação Infantil das professoras nessa modalidade. Tais implicações e questionamentos surgiram a partir do momento da realização dos Estágios Supervisionados na Educação Infantil, buscando entender o processo de desenvolvimento infantil, e as práticas metodológicas utilizadas pelas professoras neste espaço/tempo. A análise de dados evidenciou que ainda há uma grande preocupação em desenvolver uma rotina mecânica, voltada para o/a aluno/a e não para a criança, contrapondo-se entre atividades escritas e o lúdico, objetivando a escolarização das crianças, não se atentando que podem alfabetizar de forma prazerosa e cheia de significados.