A DIMENSÃO PEDAGÓGICA NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS : MAPEAMENTO DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS

Patrícia FÉBOLI, Andréia Nunes MILITÃO

Resumo


O presente trabalho integra pesquisa em desenvolvimento vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, inscrita na Linha de Pesquisa “Currículo, Formação Docente e Diversidade” que tem como objeto de investigação a configuração das licenciaturas em Ciências Biológicas ofertadas por cinco universidades públicas paulistas. Está organizada em torno dos seguintes objetivos: analisar a normatização federal e estadual sobre a formação inicial de professores; identificar o lugar dos conteúdos/disciplinas de caráter pedagógico nas diferentes licenciaturas; analisar se disciplinas de caráter pedagógico contempla a formação do docente para atuação nos diferentes níveis e modalidades. Com abordagem qualitativa e delineamento descritivo-explicativo, a pesquisa tem como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Ao mapearmos a oferta de licenciaturas em Ciências Biológicas por universidades públicas situadas no estado de São Paulo, localizamos dois cursos na modalidade Licenciatura/Bacharelado ofertado pela USP, sete cursos de Licenciatura e um de Licenciatura/Bacharelado ofertados pela UNESP e um curso de Licenciatura ofertado pela UNICAMP. Deste levantamento, selecionamos as licenciaturas em Ciências Biológicas da USP para apreciação. A análise dos dados nos permite concluir que os cursos de licenciatura ofertados pela por esta instituição estão configurados no modelo “3 + 1”, onde bacharéis tornam-se licenciados com o cumprimento de cargas horárias extras, necessárias e obrigatórias para o aluno obter o diploma de licenciatura, não havendo assim, qualquer articulação entre as disciplinas de formação específica e a formação pedagógica, resumindo-se ao preenchimento da carga horária exigida por lei.


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