ANÁLISE DO PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES

Autores

  • Rosangela Cristina Teixeira FERNANDES
  • Vilma Miranda de BRITO

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar como a formação continuada tem influenciado a prática pedagógica de professores alfabetizadores na sala de aula. Para tanto, aborda o conceito de formação continuada e as legislações que a amparam; os obstáculos que permeiam seu desenvolvimento e, por fim, realiza a análise crítica dos dados obtidos por meio de questionário respondido pelas professoras alfabetizadoras do 2º e 3º anos de uma escola municipal, na cidade de Campo Grande/MS. A pesquisa possibilitou identificar que o papel da formação continuada na prática de professores alfabetizadores tem se resumido à organização do trabalho pedagógico, se distanciado de discussões relativas às especificidades dos professores e do contexto educativo em que estão inseridos. Essa constatação evidencia a necessidade de repensar as políticas públicas de formação para que possam atender as necessidades reais de trabalho dos professores no chão da escola, que não estão relacionadas só a questões técnicas, proporcionando reflexões críticas acerca do processo educativo que possam se refletir em práticas na sala de aula e garantam a melhoria na qualidade do ensino.

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Como Citar

FERNANDES, R. C. T., & BRITO, V. M. de. (2017). ANÁLISE DO PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 495–509. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4195