EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO ESCOLAR

Tania Alves MARQUES, Jadiane Maciel AJALA, Luciene Cléa da SILVA

Resumo


O presente resumo tem como objetivo expor a experiência obtida no estágio obrigatório supervisionado de gestão escolar, desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Ponta Porã (UFMS/CPPP). Este estágio teve uma carga horária total de 50 horas, assim como está estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso, esta carga horária foi distribuída em etapas, sendo a primeira o levantamento teórico e discussões de textos referentes a gestão escolar e Projeto Político Pedagógico (PPP), portanto os autores que mais se destacaram no decorrer das discussões foram, Azevedo (s/d), Barreto e Silva (s/d), Paro (2010) e Veiga (1998). A segunda etapa correspondeu ao diagnóstico da instituição escolar, a partir do qual analisamos o PPP da instituição e levantamos dados referentes à organização desta. A terceira parte evidenciou o início da escrita de um texto reflexivo, relativo ao diagnóstico realizado. A quarta parte correspondeu à elaboração do plano de exposição, que constava o plano de intervenção; e a quinta e última etapa, a apresentação do plano de exposição no I Colóquio do Estágio Obrigatório em Gestão Escolar ocorrido da UFMS/CPPP. Assim, pode-se destacar que este estágio nos proporcionou uma rica experiência com a gestão escolar, permitindo entender a administração da instituição escolar de ensino, observando como esta administração se estrutura a partir de seu PPP e como é realizada na prática. Compreendemos ainda, que o estágio não deve ser visto somente como uma disciplina obrigatória, que tem que ser cumprida pelos acadêmicos, pois o estágio é muito mais que isso, ele proporciona uma grande experiência de se trabalhar com a teoria e prática concomitantemente e também possibilita a construção da identidade e autonomia do futuro professor.


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