MAPEAMENTO REGIONAL DO RESÍDUO NO BRASIL

Autores

  • Izabelli Louise Troiani de JESUS
  • Joseana Stecca Farezim KNAPP

Resumo

O estágio supervisionado III: Ciências no ensino fundamental, realizado em uma escola de Dourados-MS, desenvolveram-se uma oficina com a atividade Mapeamento Regional do Lixo no Brasil, buscando sensibilizar e conscientizar alunos de 6º ao 9º ano. Objetivou-se uma análise perante a degradação ambiental e a produção de lixo. A metodologia contou com a apresentação de mapas em cartolina, coma divisão entre as cinco regiões (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste), foram divididas em três grupos que receberam um mapa em branco de modo a representar uma localização. Os discentes foram dispostos em círculos, preencheram cada região com uma cor presente na escala: verde, amarelo, laranja, azul e vermelho. Aos alunos foi solicitada a inserção da coloração de cada região de acordo com os conceitos e assuntos previamente discutidos. Depois do término, outro mapa confeccionado em cartolina serviu como gabarito e foi exibido, contendo as informações corretas e o resultado final, acertos e erros foram discutidos no coletivo. O verde representou a região produtora de menos lixo e vermelho a mais emergente nesta produção, as cores amarelo, laranja e azul consideradas intermediárias. O resultado com informações válidas lançado em escala crescente baseou-se em quilo diário de lixo produzido por habitante.

Downloads

Publicado

2017-11-20

Como Citar

JESUS, I. L. T. de, & KNAPP, J. S. F. (2017). MAPEAMENTO REGIONAL DO RESÍDUO NO BRASIL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 558. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4122

Edição

Seção

Eixo 4. Experiências e Práticas no Estágio Supervisionado