Valorização docente no Plano Municipal de Educação de Dourados-MS

Autores

  • Luiza Ferreira VIDA
  • Fabio PERBONI

Resumo

O presente texto deriva de pesquisa mais ampla, que teve como objetivo central identificar e analisar as metas e ações destinadas a valorização do profissional docente no Plano Municipal de Educação de Dourados (PME - 2014-2024). Trata-se de pesquisa qualitativa com suporte em dados documentais obtidos na Câmara Municipal de Dourados (MS) e no Diário Oficial desse município, bem como no site do Ministério da Educação (MEC). Informações sobre o processo de elaboração do plano foram obtidas em jornais locais e no sindicato dos professores de Dourados. Os dados foram analisados à luz de estudos bibliográficos realizados concomitantemente ao levantamento de dados documentais e em confronto com as metas e ações propostas pelo Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) sobre a temática em tela. Considerando que a valorização docente se vincula a um salário digno, carreira apropriada e uma política de formação continuada, identificamos que o plano municipal de educação introduz esses elementos, que por sua vez não parecem direcionar as políticas educacionais em seu cotidiano. A valorização dos profissionais da educação chegará quando a sociedade e o governo reconhecerem a atuação do professor como elemento fundante para uma educação de qualidade, transformando os dispositivos legais em práticas cotidianas.

 

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Como Citar

VIDA, L. F., & PERBONI, F. (2017). Valorização docente no Plano Municipal de Educação de Dourados-MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 784–797. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4215

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