REVISÃO DE LITERATURA ACERCA DO MAL-ESTAR DOCENTE

Autores

  • Samanta Antunes KASPER
  • Renata Portela RINALDI

Resumo

Este texto analisa dados de teses e dissertações que se encontram publicadas no Banco de Dados de Teses e Dissertações (BDTD) no período de 2000 a 2016. O estudo tem por objetivo verificar o que os textos produzidos no período revelam sobre o mal-estar docente, para tal utilizou-se da técnica de pesquisa denominada como “estado do conhecimento”. Ao todo 51 trabalhos foram analisados, sendo 8 teses e 43 dissertações. Para chegarmos a esse total nos valemos do descritor “mal-estar docente” e da leitura dos resumos, introduções e conclusões dos documentos. Os resultados apontam que os fatores que geram o mal-estar docente dividem-se em alta, média e baixa frequência. No que se refere aos fatores de alta frequência, os aspectos mais emergentes foram: o desprestígio/ desvalorização social e os baixos salários. No que tange aos fatores que apareceram com frequência média foram a escassez de recursos e o descaso da família dos alunos. Por fim, entre os fatores que compareceram em menores números destacam-se os problemas de aprendizagem, a autoculpabilização e a imposição da lei/ falta de autonomia. Observou-se que esses elementos trazem inúmeras implicações sobre o trabalho dos professores e que apesar de o “mal-estar docente” ocupar regularidade entre as análises dos pesquisadores da educação, o mesmo ainda é uma realidade frequente entre os professores em exercício no magistério.

 

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Como Citar

KASPER, S. A., & RINALDI, R. P. (2017). REVISÃO DE LITERATURA ACERCA DO MAL-ESTAR DOCENTE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 840–851. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4219