INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO ENSINO REGULA

Valéria Cristaldo de Souza SANTOS, Vera Lucia GOMES, Rita de Fátima SILVA

Resumo


Esta pesquisa foi realizada a partir de inquietações sobre os aspectos da inclusão do aluno com transtorno do espectro do autismo - TEA nas escolas estaduais do município de Aquidauana-MS. Teve como objetivo geral analisar a inclusão dos alunos com TEA no ensino regular e objetivos específicos: identificar a formação do professor de apoio da sala regular e do Atendimento Educacional Especializado – AEE de sala de recursos multifuncionais, para atender esse aluno; identificar recursos metodológicos e atendimentos educacionais disponíveis para o aluno com o autismo e apontar as dificuldades encontradas para a inclusão do aluno com TEA, pautada nos princípios de que todas as pessoas tem direito ao acesso, participação e aprendizagem nas escolas públicas. A pesquisa teve abordagem qualitativa, e utilizou como instrumento para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, entrevista e questionários. A coleta de dados foi realizada com três professores de apoio e três professores de sala de recursos multifuncionais das escolas estaduais de Aquidauana/MS, que atendem alunos com TEA. Após análise dos dados, concluímos que esses alunos estão recebendo atendimento educacional por profissionais preocupados com a qualidade da inclusão; os professores envolvidos articulam para buscar melhores estratégias para desenvolver o trabalho; recursos e atividades diferenciadas são realizadas; não encontraram dificuldades em trabalhar com os mesmos que foram bem recebidos pelos outros alunos. Porém, os professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais não possuem formação específica para desempenhar sua função com esse público, o que deixa dúvidas quanto a qualidade do AEE. Diante disso, entendemos a importância e necessidade de oferecer ao professor formação adequada para que consiga promover a aprendizagem, adaptação e utilização de todas as formas de atendimento e recursos que são específicos para os alunos com TEA, promovendo assim uma inclusão real e com qualidade.


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